in

Após queda nos últimos meses, inadimplência no cartão se mantém estável em torno de 7% 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

A taxa de inadimplência no cartão de crédito está em tendência de queda desde novembro do ano passado e, em julho de 2024, ficou em 7,4%, segundo dados do Banco Central. O índice está em linha com comportamentos já mapeado pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento: 87% dos entrevistados pagam em dia o total de sua fatura e 79% veem o cartão como um instrumento de controle, com contribuição positiva em sua vida financeira.   

A taxa de inadimplência no cartão mostra-se, ainda, próxima à taxa de inadimplência média das linhas de crédito livre à pessoa física (de 5,5%), que inclui crédito pessoal não consignado (com 6% de inadimplência), aquisição de veículo (4,6%) e cheque especial, que fechou julho de 2024 com taxa de inadimplência consideravelmente acima da média: 12,2% (índice significativo se for considerada que a concessão dessa linha de crédito cresceu 53% de 2021 a 2024). 

Efeito PIX no aumento de contas negativas 

Segundo análise recente da Abecs, com base em dados do Banco Central, há uma correlação positiva muito forte entre o aumento da concessão do cheque especial e o crescimento das transações por PIX no período.  

A correlação é apontada também por pesquisa Datafolha que, em junho de 2024, revelou que 35% dos usuários do PIX que precisaram recorrer ao cheque especial nos últimos três meses admitiram que a ferramenta contribuiu para o saldo negativo em suas contas. 

A influência do PIX sobre o uso do cheque especial é mais significativa entre os jovens, principalmente nas faixas etárias de 18 a 24 anos (42%) e de 25 a 34 anos (52%), segundo o Datafolha. A taxa de endividamento devido ao uso desse meio de pagamento é mais alta na região Norte (42%) e entre consumidores com perfil social D e E (42%). 

Prejuízos financeiros 

Entre os usuários do PIX, parte expressiva dos consumidores (26%) afirmou já ter tido prejuízo financeiro por conta da ferramenta mais de uma vez. O principal motivo relatado por quem já perdeu dinheiro com a transação foi algum erro no momento da transferência. 

Erros mais citados por usuários que tiveram prejuízo financeiro com o PIX: 

> PIX para a pessoa errada (14%) 

> PIX com o valor errado (12%) 

> Golpes (11%) 

> Coação (3%) 

> Roubo de celular (2%) 

Para Ricardo Vieira, vice-presidente executivo da Abecs, o cartão de crédito proporciona maior poder aquisitivo ao brasileiro e pode servir como instrumento de controle financeiro para prevenir o endividamento. “Os dados indicam que o cartão é um importante aliado no acesso ao consumo, e o rotativo é, historicamente, utilizado principalmente em situações de emergência financeira”, afirma. 

Por Panorama 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Serviço ao cliente em petshop

Petshops e companhias aéreas são os setores com maior crescimento no uso de cartões no 1o semestre de 2024  

Mulher comprando na Black Friday, pelo celular

Do planejamento ao pagamento: como se preparar para as vendas de fim de ano