O primeiro dia do 18º CMEP – Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizado em 1o/abr, foi marcado por um discurso contundente de colaboração entre os players da indústria de meios eletrônicos de pagamento.
Na abertura, o presidente de Abecs, Giancarlo Greco (Elo), destacou o papel dos meios eletrônicos de pagamento na promoção de soluções que impulsionam a economia brasileira. ”A indústria se reinventa constantemente e se adapta ao comportamento do consumidor, integrando novas tecnologias para promover a inclusão”, afirmou o executivo.
Na abertura do evento, também foi anunciada uma parceria com a ChilePay, associação que representa os meios eletrônicos de pagamento no país vizinho, um passo relevante para o fortalecimento das transações digitais na América Latina.

O futuro da interoperabilidade no mundo físico
O painel ”Pix para todos” levantou o debate sobre a integração entre o Pix e os cartões. A proposta endereça dores do varejo e dos consumidores, promovendo uma experiência de pagamento mais rápida, segura e simples. Os painelistas destacaram a capacidade instalada da indústria de cartões, sua infraestrutura robusta e o histórico de combate a fraudes como diferenciais importantes para contribuir com a evolução do sistema de pagamentos instantâneos.
Participaram da discussão Fernando Amaral (Visa do Brasil), Giancarlo Greco (Elo), Marcelo Tangioni (Mastercard), Renato Cantini (RD Saúde e IDV), com moderação de Ricardo de Barros Vieira (Abecs).
Segurança em alta: queda nas fraudes com cartões. Durante coletiva de imprensa no 18º CMEP, Giancarlo Greco e Ricardo de Barros Vieira divulgaram dados sobre a segurança dos cartões no Brasil. Em 2024, as fraudes no cartão diminuíram 18%, resultado de um trabalho coordenado de toda a indústria.
Pagamentos digitais ainda têm espaço para crescer
Em seguida, André Mello (Bain & Company) apresentou uma análise sobre o mercado de pagamentos eletrônicos no Brasil no painel “Redefinindo limites: por que pagamentos digitais têm espaço para crescer”. Segundo ele, ainda há espaço significativo para expansão, com oportunidades pouco exploradas em categorias como cartões corporativos e pagamentos em setores como agronegócio, transporte e serviços.
Já Mário Mesquita (Itaú) destacou, no painel “Panorama Econômico”, os impactos da situação fiscal brasileira, o comportamento da dívida pública e os reflexos da política monetária dos Estados Unidos. Para Mesquita, a continuidade do crescimento da economia nacional depende de reformas e do controle dos gastos públicos.
No quinto painel do dia, Rene Centeno (Amex) levou ao palco do 18o CMEP uma visão sobre os desafios e oportunidades no segmento B2B. Com a solução Amex Business Link, a empresa busca integrar compradores e fornecedores em um ecossistema 100% digital, promovendo agilidade, transparência e controle financeiro.
Digitalização, comportamento geracional e novas formas de consumo
Personalização, sustentabilidade e experiências digitais foram apontadas como atributos indispensáveis na construção de produtos financeiros aderentes aos desejos da geração Z, já totalmente inserida no mercado. Roberta Isfer (Visa) e Bunita Sawhney (Mastercard) discutiram as transformações no comportamento do consumidor, com foco nos nascidos entre 1995 e 2010.
Eduardo Merighi (Elo) destacou os avanços na integração entre identidade digital e meios eletrônicos de pagamento. Com exemplos práticos como autenticação biométrica, tokenização e pagamentos sem fricção, o painel ‘’Meios de Pagamento e Identidade Digital’’ apontou o caminho da digitalização como elemento central para jornadas de pagamento mais seguras e ágeis.
Os avanços do open finance no Brasil. Com 68 milhões de consentimentos ativos, o open finance entra em uma nova fase de entregas e casos de uso, especialmente com a iniciação de pagamentos.
No painel “Open finance”, que fechou o primeiro dia de evento, Gustavo Cappi (Itaú), Leonardo Enrique (Visa) e Ricardo Marson (Getnet), com moderação de Raul Moreira (Banco Original), destacaram o protagonismo da Abecs na proposta de integração do ecossistema de pagamentos ao open finance e na consolidação de iniciativas que visam melhorar a jornada do consumidor, reduzir fricções no checkout e preservar a experiência fluida característica dos pagamentos com cartão.
Por Panorama