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Especialistas discutem benefícios da tokenização para o e-commerce

imagem com conceito de segurança cibernética
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O uso de tokens de pagamento foi tema de webinário promovido pela Abecs, associação das empresas de meios eletrônicos de pagamento, na última terça-feira (13/9). O evento “Tokenização: como adotar e aumentar a segurança e a conversão no seu comércio” reuniu especialistas do setor para debater como funciona e quais são os benefícios da implantação de pagamentos “tokenizados” no e-commerce.

A tokenização é a substituição de dados sensíveis dos cartões dos clientes, como número, data de validade e código de segurança, por credenciais digitais de pagamento exclusivas: os tokens. Com essa solução, além de oferecer mais segurança e reduzir riscos de fraude, o estabelecimento comercial tem a garantia de que as contas utilizadas nas compras são verdadeiras, o que amplia a conversão de vendas.

De acordo com o moderador do evento, Leandro Garcia, diretor de soluções na Visa do Brasil, “a tokenização permite colocar camadas de segurança no ecossistema do e-commerce e tem como um benefício muito grande a redução do escopo de PCI (PCI SSC, conselho global que define padrões de segurança do setor de cartões), porque (o estabelecimento) deixa de ter o armazenamento de um dado sensível, que é o número do cartão”.

Também participaram do debate Ana Carolina Crepaldi, especialista de produtos digitais na Cielo e-Commerce, Bruno Durão, especialista em Billing no Globoplay, Murilo Klapper Beraldo, assessor sênior no Banco do Brasil, e Rodrygo Moço, líder de produtos na Adyen Brasil. Cada um deles, dentro de suas áreas de atuação, compartilhou experiências e resultados da implementação da autenticação por meio de tokens de pagamento nas empresas que representam.

Mais segurança e maior conversão de vendas

Alguns dos benefícios da tokenização para estabelecimentos comerciais citados pelos especialistas no evento são: maior conversão de aprovação dos pagamentos, mais segurança nas transações, menor interrupção de faturamento de assinaturas e outras compras recorrentes e menos compras perdidas por bloqueio do cartão.

Ana Carolina Crepaldi, da Cielo, mencionou que, fazendo um acompanhamento mensal de uma base de clientes que já usa tokenização em comparação às transações sem token, em média, a conversão de venda nas transações com token apresenta um aumento de 12 pontos percentuais (p.p). Complementando a perspectiva das adquirentes, Rodrygo Moço, da Adyen, comentou que esse incremento vem crescendo de forma importante nos últimos meses. Em 2021, a taxa média de autorização das transações tokenizadas com cartão de crédito foi 7 p.p superior em relação às autorizações convencionais. Já nos últimos três meses, essa diferença subiu para 15 p.p – ou seja, o incremento aumentou mais de 100% no período.

Por sua vez, Murilo Beraldo contou que, no Banco do Brasil, a taxa de aprovação de compras com a tokenização foi superior a 80% no primeiro semestre de 2022. Ele ressaltou ainda o ganho na experiência do consumidor que a tokenização proporciona, facilitando o processo de compra, uma vez que o cartão tokenizado permanece transacionando normalmente mesmo quando há, por exemplo, bloqueios de segurança, vencimento da validade ou qualquer outro tipo de problema com o cartão.

Do ponto de vista do comércio, Bruno Durão, do Globoplay, compartilhou o nível de aprovação mensal de transações com uso de tokensobtido em 2022, que oscilou entre 95% e 96%. “É um ganho muito relevante. No caso de produtos recorrentes como o nosso, conseguir continuar com o cliente porque o cartão dele está sempre atualizado é um ganho fenomenal”, afirmou.

Empresas unem esforços pela tokenização

Na parte final do webinário, os participantes falaram sobre os esforços e iniciativas do grupo de trabalho formado na Abecs para discussão e fomento à expansão da tokenização de pagamentos no Brasil. Leandro Garcia, que é o coordenador do grupo, afirmou que “todos estão muito focados no avanço e na expansão da tokenização, e a ideia é sermos cada vez mais efetivos tendo em vista os benefícios”. Para Bruno Durão, do Globoplay, “com o mercado unido de ponta a ponta, o cliente sai ganhando”.

O grupo divulgou ainda uma página exclusiva sobre o tema, que contém guias rápidos e outras informações sobre os benefícios e o processo de implantação dos tokens de pagamento.

Por Panorama

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Rogério Panca, presidente da Abecs

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