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Mais da metade dos consumidores paga por aproximação  

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O pagamento por aproximação está cada vez mais popular entre os brasileiros. De acordo com dados da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, 61% dos consumidores pagam por aproximação, sendo que a maioria usa a modalidade de forma recorrente. 

O hábito de uso se traduz, numericamente, em um total de R$ 644,2 bilhões transacionados por aproximação no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 52,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O cartão de crédito é o mais utilizado para pagar sem contato e movimentou R$ 360,9 bilhões no semestre (+56,1% na comparação interanual), enquanto o débito foi responsável por R$ 172,1 bilhões transacionados por aproximação (+52,5%); e o pré-pago, por R$ 111,2 bilhões (+44,1%). 

“Os pagamentos por aproximação acompanham o crescimento observado nos últimos trimestres, com participação majoritária do cartão de crédito e crescimento do débito e do pré-pago, fazendo jus à conveniência e à segurança que a iniciativa proporciona a portadores e lojistas”, afirma Giancarlo Greco, CEO da Elo e presidente da Abecs. 

60 milhões de pagamentos por aproximação por dia 

O balanço do setor no primeiro semestre de 2024 realizado pela Abecs indica ainda que, diariamente, 60 milhões de compras são pagas por aproximação (cerca de 2,4 milhões de pagamentos por aproximação por hora), totalizando 10,8 bilhões de transações no semestre (40% mais que no mesmo período do ano anterior).  

Mais de 60% das compras presenciais com cartão são pagas por aproximação. Em junho de 2024, a quantidade de compras por aproximação chegou a 61,1% do total de pagamentos presenciais com cartão, quase o dobro do registrado em junho de 2022 (33,7%). 

Comportamento do consumidor

Ainda segundo a Abecs, o pagamento por aproximação é usado por consumidores de todas as faixas etárias, sendo acentuado entre os mais jovens (81% dos consumidores de 18 a 24 anos pagam por aproximação, assim como 72% dos que têm entre 25 e 34 anos e 64% dos consumidores de 35 a 44 anos). Dos brasileiros que utilizam a modalidade, 63% o fazem sempre ou quase sempre.  

Os cartões são os instrumentos utilizados em 78% dos pagamentos por aproximação, enquanto o celular (por meio de carteiras digitais) respondem por 30% das transações com a modalidade, e os smartwatches, por 1%. A rapidez e a comodidade são citadas como principais benefícios para 89% dos que optam por essa forma de pagar.  

“O crescimento das transações por aproximação é uma evolução natural dos pagamentos eletrônicos e tende a ser, cada vez mais, um vetor de desenvolvimento tecnológico no setor. Com conveniência, rapidez e segurança, a modalidade caminha de forma promissora e os próprios estabelecimentos comerciais já entenderam isso, incentivando de maneira proativa o uso da modalidade”, conclui Greco. 

Por Panorama 

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