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Pagamentos com cartões crescem 9,2% no terceiro trimestre de 2023 

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Segundo o mais recente balanço da Abecs, associação que representa os meios eletrônicos de pagamento, no terceiro trimestre de 2023 as compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 9,2% na comparação com o mesmo período no ano anterior, movimentando R$ 939 bilhões. No acumulado do ano, que considera os pagamentos feitos de janeiro a setembro, os brasileiros movimentaram R$ 2,7 trilhões em compras com cartões, uma alta interanual de 10,1%.   

Os resultados foram apresentados em uma coletiva de imprensa na manhã de hoje pelo presidente da Abecs, Giancarlo Greco.  

“Durante o terceiro trimestre, os brasileiros fizeram cerca de 119 milhões de transações com cartão por dia, um resultado impressionante para a nossa indústria”, afirmou Greco. No trimestre, foram 10,7 bilhões de pagamentos, que correspondem a um crescimento de 12,9% na comparação com o mesmo período de 2022.

Gastos por modalidade

O cartão de crédito se destacou, com crescimento de 10,9% e R$ 608 bilhões movimentados. O cartão de débito e o cartão pré-pago também cresceram, registrando R$ 249 bilhões (+0,1%) e R$ 82 bilhões (+31%), respectivamente.  

No levantamento por quantidade de transações no período, o crédito permanece em evidência, com 4,5 bilhões de pagamentos (+11,3%), seguido pelo cartão de débito, que registrou 4,1 bilhões de transações (+5,9%), e pelo cartão pré-pago, com 2 bilhões (+35%). 

Pagamentos por aproximação são maioria

De acordo com Greco, o pagamento por aproximação, com tecnologia NFC (do inglês, Near Field Communication), é a inovação que mais cresce entre os meios de pagamento. Em setembro deste ano, a solução conquistou um marco significativo: nas transações presenciais com cartão, pela primeira vez os brasileiros fizeram mais pagamentos contactless (52,3%) do que da forma tradicional, com a inserção do plástico no terminal de captura. 

“A comodidade e a rapidez estão entre os principais motivadores da forte adesão ao pagamento por aproximação, refletindo a missão da nossa indústria de aprovar transações de forma cada vez mais rápida e segura. Ainda há espaço para a solução evoluir, mas os números confirmam o potencial de crescimento do pagamento por aproximação nos próximos trimestres”, afirmou Giancarlo Greco, presidente da Abecs 

No terceiro trimestre, o pagamento por aproximação movimentou R$ 256,5 bilhões (+66,3%), em mais de 4,5 bilhões de transações (+55,2% mais transações que no mesmo período de 2022). 

Novamente, a modalidade mais usada nos pagamentos contactless foi o crédito, que transacionou R$ 140,9 bilhões (+65%), seguido pelo débito, com R$ 68,2 bilhões (65,5%), e pelo pré-pago, com R$ 47,3 bilhões (+72,3%).  

Compras online

O balanço da Abecs apontou para a expansão dos meios eletrônicos de pagamento também no ambiente digital. As compras com cartões na internet, em aplicativos e em outros tipos de transação não presente movimentaram R$ 212,2 bilhões no terceiro trimestre de 2023 (+13%), em 1,7 bilhão de transações (+17%). Segundo o presidente da Abecs, o crescimento reflete uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros que deve se manter nos próximos anos. 

Cresce expressividade do débito nas compras online. O uso do cartão de débito nas compras online registrou um incremento interanual de 40,5% no terceiro trimestre de 2023, confirmando sua expressividade nas transações virtuais. “Se avaliado o crescimento em relação ao período antes da pandemia, o uso do débito em compras não presenciais subiu 393,7%, enquanto o do crédito cresceu 145,8%. A relevância do débito nesse contexto é um resultado bastante satisfatório, dados os esforços da Abecs para promover o uso dessa modalidade no ambiente digital”, avaliou Greco. 

Uso no exterior

Tiveram alta importante no período, também, os gastos de brasileiros no exterior, que cresceram 36% na relação interanual e movimentaram R$ 17,7 bilhões.  

“No terceiro trimestre, o uso do cartão no exterior voltou a registrar crescimento em relação à pré-pandemia: tivemos alta de mais de 20% sobre o mesmo período de 2019. A Europa e os Estados Unidos seguem sendo os destinos que concentram maior volume de gastos de brasileiros no exterior com cartão”, resume Greco.  
 
Por Panorama  
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