O uso de cartões por profissionais liberais como médicos, arquitetos e psicólogos cresceu 37,8% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Esse foi o segmento de serviços com maior crescimento do uso de cartões no período. Os dados, levantados pela Abecs em seu balanço trimestral do setor, mostra que serviços médicos, cuidados pessoais, seguros e turismo são, nessa ordem, os demais segmentos de serviços com maior crescimento do uso de cartões no trimestre.
“Está mais acessível receber com o cartão. O que antes dependia de equipamentos físicos, como as maquininhas, hoje pode ser feito com o próprio celular ou por meio de links de pagamento”, explica Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.
Soluções que democratizam a aceitação de cartão
Esse avanço reflete a popularização do acesso a diferentes soluções da indústria de meios eletrônicos de pagamento, que têm permitido a pequenos negócios e profissionais autônomos aceitar cartões com mais facilidade e menor custo.

Tecnologias como o tap on phone, que transforma o celular em maquininha apta a receber pagamentos com cartão por aproximação, e o link de pagamento, amplamente utilizado em redes sociais e atendimentos remotos, impulsionam o a aceitação de pagamentos com cartão por diferentes segmentos, inclusive os profissionais liberais.
”O avanço do uso de cartões por profissionais liberais reforça a importância das iniciativas de inclusão financeira e digital promovidas por bandeiras, adquirentes e fintechs, que vêm investindo na simplificação de processos e na ampliação do uso de cartões em todos os perfis de negócio”, afirma Vieira, da Abecs.
Tap on phone e link de pagamento: facilidade para receber presencial ou remotamente
O tap on phone é a funcionalidade que transforma o celular em uma maquininha de cartão. Ao baixar o aplicativo da solução de uma credenciadora e fazer o cadastro, em minutos um profissional está pronto para receber uma venda com cartão por aproximação. “O tap on phone é uma solução de baixo custo, que traz mobilidade para quem vende e aprimora a experiência de quem compra, com transações rápidas e seguras”, explica Luiz Prateleira, especialista de Negócios e Produtos de Aceitação na Sicredi.
O link de pagamento é uma solução oferecida pelas credenciadoras para gerar cobranças personalizadas e enviá-las por canais como WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Ainda que esteja disponível a estabelecimentos de todos os portes, o link de pagamento é especialmente relevante para pequenos empreendedores que atendem remotamente ou que vendem por canais digitais, como as redes sociais, mas que não contam com um checkout estruturado.
”O link de pagamento viabiliza vendas online com segurança, sem grandes investimentos. É por isso que ele é considerado uma das soluções mais simples e democráticas oferecidas pela indústria de meios eletrônicos de pagamento”, frisa Luis Lima, superintendente de Produtos e Parcerias Digitais da Rede.
Por Panorama