in

Uso do débito em compras online cresce quase 500% nos últimos cinco anos 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Ao fazer compras online ou cadastrar o cartão em aplicativos ou assinaturas digitais, o brasileiro está habituado a usar seu cartão de crédito. No entanto, o uso online do débito tem crescido mais que o do crédito: nos últimos cinco anos, esse crescimento foi de quase 500%. 

Enquanto o cartão de crédito é apontado como o mais usado para transações online – segundo o relatório Assinaturas 2024, por exemplo, 64% das assinaturas digitais são pagas no crédito –, o cartão de débito vem conquistando espaço no ambiente online.  

Devido a iniciativas que aprimoram o uso e a segurança dos pagamentos virtuais com o débito, o instrumento tem conquistado os consumidores virtuais. O débito online é exemplo disso: com jornada padronizada e regras de uso estabelecidas em grupo de trabalho da Abecs, que reuniu diversos players do setor, o produto hoje é mais amplamente aceito, tanto nos checkouts como nos hábitos do consumidor. 

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, apresenta o débito online, solução que traz segurança e praticidade para compras remotas com a modalidade 

Com isso, o primeiro trimestre de 2024 registrou alta de 19% no valor transacionado online com o débito, na comparação anual, somando R$ 3,6 bilhões pagos. O crescimento foi ligeiramente superior ao apresentado no período pelo uso online do crédito, de 18,4%. Porém, tendo os últimos anos em perspectiva, a diferença é significativa. 

Do primeiro trimestre de 2019 ao de 2024, o uso online do débito cresceu 454,7%, um incremento consideravelmente maior que o apresentado pelo uso online do crédito, de 208,5%. 

“Nos últimos dois anos, a Abecs e suas associadas implementaram iniciativas para fortalecer o débito em canais remotos. Fizemos uma série de revisões no produto débito online e estamos observando resultados no curto prazo, até acima do esperado, o que é motivo para comemoração”, disse Giancarlo Greco, presidente da Abecs, em coletiva de imprensa que apresentou o balanço do setor neste início de 2024. 

Por Panorama 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Abecs vence Prêmio Seleção Mobile Time 2024 com Click to Pay

Abecs vence Prêmio Seleção Mobile Time 2024 com Click to Pay 

Empreendedora com tablet na mão

​​​​​Adquirência para destravar a inovação nos negócios