O uso do cartão como meio de pagamento tem se consolidado entre os consumidores do País, revelando um perfil interessante sobre quem são estes portadores. A crescente adesão à modalidade reflete as preferências de consumo do brasileiro e a plena expansão da indústria de cartões.
Para ilustrar esse cenário, alguns infográficos traçam o perfil de quem compra com cartão, com base em pesquisa Datafolha feita em parceria com a Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento. O levantamento, realizado com mais de 2 mil entrevistados, é de junho de 2024.
Confira!
Ao comprar produtos e serviços, tanto em lojas físicas como online, 75% dos brasileiros utilizam cartões. A preferência é pelos cartões de débito (66%), seguido pelo crédito (50%).
A preferência pelos cartões é particularmente acentuada na região Sudeste, onde 81% da população utiliza o instrumento de pagamento, seguida pelo Sul (77%), pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste (74%) e pelo Nordeste (64%).
O uso de cartões é mais difundido em áreas metropolitanas, onde 82% dos consumidores optam pelo meio de pagamento, mas tem presença marcante também em cidades do interior, com 70% dos cidadãos fazendo compras com cartão.
A análise do perfil de quem usa cartões em suas compras mostra equilíbrio entre os gêneros: enquanto 76% dos homens pagam dessa forma, 74% das mulheres utilizam o instrumento. No perfil etário, ainda que o meio de pagamento seja mais prevalente entre os mais jovens (84% do público entre 18 e 34 anos opta pelo cartão), ele ainda tem forte presença entre as demais faixas, com até 61% de presença entre consumidores com mais de 60 anos.
As classes sociais A e B apresentam o maior índice de utilização (91%). As classes D e E, embora menos representativas, também participam do mercado com 52%.
Tanto os cartões como o PIX têm alta adesão pelos brasileiros, para fazer pagamentos e transferências, mas a preferência é pelos cartões, meio de pagamento escolhido por 75% dos consumidores.
Quando se analisa o uso específico entre os consumidores que recorrem às duas opções, o cartão tem ainda mais destaque: entre os que utilizam ambos os meios de pagamento, cerca de 53% afirmam que costumam usar mais o cartão.
Cartão presente nos hábitos de consumo do brasileiro
Mais que ressaltar a crescente digitalização do consumo no Brasil, os dados da pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Abecs mostram como o uso dos cartões está disseminado nos hábitos nacionais, com alta penetração em todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do País.
O perfil mostrado aqui do consumidor que opta pelo cartão como meio de pagamento evidencia, em especial, a importância da modalidade como ferramenta de inclusão financeira, conveniência e segurança nas transações financeiras.
Por Panorama