in

Cartão: preferência do consumidor brasileiro

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

O uso do cartão como meio de pagamento tem se consolidado entre os consumidores do País, revelando um perfil interessante sobre quem são estes portadores. A crescente adesão à modalidade reflete as preferências de consumo do brasileiro e a plena expansão da indústria de cartões.  
 
Para ilustrar esse cenário, alguns infográficos traçam o perfil de quem compra com cartão, com base em pesquisa Datafolha feita em parceria com a Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento. O levantamento, realizado com mais de 2 mil entrevistados, é de junho de 2024.  

Confira! 

Preferências dos hábitos de pagamento dos consumidores brasileiros.

Ao comprar produtos e serviços, tanto em lojas físicas como online, 75% dos brasileiros utilizam cartões. A preferência é pelos cartões de débito (66%), seguido pelo crédito (50%).

Regiões brasileiras em que o cartão está presente.

A preferência pelos cartões é particularmente acentuada na região Sudeste, onde 81% da população utiliza o instrumento de pagamento, seguida pelo Sul (77%), pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste (74%) e pelo Nordeste (64%).  

O uso de cartões é mais difundido em áreas metropolitanas, onde 82% dos consumidores optam pelo meio de pagamento, mas tem presença marcante também em cidades do interior, com 70% dos cidadãos fazendo compras com cartão. 

Perfil de quem compra com cartão.

A análise do perfil de quem usa cartões em suas compras mostra equilíbrio entre os gêneros: enquanto 76% dos homens pagam dessa forma, 74% das mulheres utilizam o instrumento. No perfil etário, ainda que o meio de pagamento seja mais prevalente entre os mais jovens (84% do público entre 18 e 34 anos opta pelo cartão), ele ainda tem forte presença entre as demais faixas, com até 61% de presença entre consumidores com mais de 60 anos. 
 
As classes sociais A e B apresentam o maior índice de utilização (91%). As classes D e E, embora menos representativas, também participam do mercado com 52%.

Hábitos de pagamento do consumidor brasileiro.

Tanto os cartões como o PIX têm alta adesão pelos brasileiros, para fazer pagamentos e transferências, mas a preferência é pelos cartões, meio de pagamento escolhido por 75% dos consumidores.  

Quando se analisa o uso específico entre os consumidores que recorrem às duas opções, o cartão tem ainda mais destaque: entre os que utilizam ambos os meios de pagamento, cerca de 53% afirmam que costumam usar mais o cartão.  
 
 
Cartão presente nos hábitos de consumo do brasileiro 
 
Mais que ressaltar a crescente digitalização do consumo no Brasil, os dados da pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Abecs mostram como o uso dos cartões está disseminado nos hábitos nacionais, com alta penetração em todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do País.  

O perfil mostrado aqui do consumidor que opta pelo cartão como meio de pagamento evidencia, em especial, a importância da modalidade como ferramenta de inclusão financeira, conveniência e segurança nas transações financeiras. 

Por Panorama 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Duas mulheres sorrindo enquanto utilizam um notebook.

Iniciativas de educação financeira da Abecs completam 15 anos 

Mão pressionando botão de um controle remoto com televisores ao fundo.

Pagamentos recorrentes com cartão crescem 89% em dois anos