in , , ,

Click to pay: comprar online será ainda mais rápido e seguro

Indivíduo faz compra online de um casaco
Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

O pagamento de compras com cartões em lojas online deve ganhar um novo recurso em 2023, com a implementação da solução conhecida como “click to pay”, que permite ao cliente finalizar o pagamento com segurança em poucos passos. A modalidade poderá ser acionada toda vez que o usuário estiver no checkout da loja online e escolher pagar com cartão – nesse momento, ele visualizará a opção “click to pay”, que autentica a transação e dispensa a necessidade de preencher os dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança. 

Para autenticar as compras com mais rapidez e “carregar” os dados do cartão automaticamente, o “click to pay” funciona de maneira parecida com uma carteira digital, em que é possível armazenar previamente essas informações e utilizá-las a cada pagamento. O cadastro das informações no “click to pay” poderá ocorrer por meio da bandeira, do emissor do cartão ou até diretamente no checkout do comércio eletrônico. 

“É uma grande conveniência não precisar informar os dados do cartão toda vez que o cliente fizer um pagamento no e-commerce. Hoje, realizar compras online se tornou uma prática corriqueira, e o ‘click to pay’ chega para deixar a experiência do usuário ainda mais fluida”, afirma Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil.  

O executivo, que também é vice-presidente da Abecs, associação que representa o setor de cartões, e lidera os debates sobre a implementação do “click to pay” no Brasil, acredita que a nova modalidade deva estar disponível ao mercado já no segundo semestre do ano. “Essa é uma solução que faz sucesso em outros países e, aqui no Brasil, está sendo desenvolvida com a participação de todo o setor de meios eletrônicos de pagamento. A ideia é entregar um produto padronizado, que seja simples de usar e ofereça a mesma conveniência e segurança aos usuários e comércios, independentemente da bandeira do cartão, do emissor ou da loja”, diz. 

Aumento da conversão de vendas 

Para o lado do varejo online, o “click to pay” é uma inovação que pode influenciar positivamente os resultados do negócio. “É uma solução que reduz o índice de abandono de compras, já que o pagamento se torna mais rápido e simplificado, além de diminuir a possibilidade de fraude e aumentar as taxas de aprovação de transação, pois os dados no ‘click to pay’ são tokenizados. Tudo isso gera eficiência para o comércio eletrônico”, comenta Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos na Mastercard Brasil. 

A segurança das transações com o “click to pay” está diretamente relacionada à tokenização dos dados cadastrados, que são substituídos por credenciais digitais criptografadas, o que inviabiliza operações fraudulentas com os dados do usuário ou contra os estabelecimentos. Além disso, informações dos dispositivos que o consumidor usar para fazer o cadastro também ficam armazenadas, o que fortalece o processo de autenticação. 

Outra comodidade para a loja online é permitir que toda a jornada de compra seja finalizada dentro do seu ambiente virtual, pois o cliente não precisa sair do checkout para concluir a transação. “O abandono de carrinho no momento do pagamento é hoje uma das maiores dores do varejista. Por isso, o objetivo é gerar uma experiência simples e segura, para que a jornada de compra não seja interrompida”, afirma. 

Por Panorama  

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

-3 Pontos
Upvote Downvote
Homem compra ovo de Páscoa

Como usar datas comemorativas para vender mais

Imagem de divulgação do Congresso de Meios Eletrônicos de pagamento (CMEP).

Principal evento de meios eletrônicos de pagamento discute o futuro do setor em sua 16​​ª edição