Saguão com congressistas do 17º CMEP.
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17º CMEP debate concorrência, segurança e digitalização da economia 

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Na tarde de 13/março, chegou ao fim a 17⁠ª edição do Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento – CMEP, realizado pela Abecs, a associação que representa o setor.  

Enquanto as inovações tecnológicas nortearam os debates no primeiro dia de evento, no segundo dia os painelistas abordaram questões concorrenciais, segurança e prevenção a fraudes, tendências voltadas ao varejo e a digitalização da economia brasileira. 

Em pauta: desafios concorrenciais e padronização 

O fomento à livre competição e os desafios concorrenciais do mercado de pagamentos eletrônicos foram os temas da conversa entre Alexandre Barreto, superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e Caio Mário da Silva Pereira Neto, professor da FGV e sócio-fundador do escritório Pereira Neto | Macedo | Rocco Advogados, moderada por Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.  

Vieira moderou também a fala de Fabiana Sahd, head de Pricing da Elo, e Mariana Dias, gerente executiva de Compliance e LGPD da Elo, sobre a importância de processos padronizados para o avanço da indústria. Juntas, as executivas apresentaram duas importantes iniciativas desenvolvidas em grupos de trabalho liderados pela Abecs. Sahd falou sobre o Sistema Unificado de MCC, base de dados que uniformiza a atribuição dos Merchant Category Code conforme o registro do ramo de atividade na Receita Federal, e que é aberto para consulta de todo o mercado. E Dias apresentou o “selo de conformidade”, certificação unificada que comprova a aderência de empresas ao arranjo de pagamentos e concede a elas reconhecimento interinstitucional perante os órgãos instituidores e reguladores. 

Soluções para o varejo e pagamentos B2B 

Questões de interesse dos varejistas também entraram em pauta nos painéis do 17⁠º CMEP.  

Em “Tendências e inovações do varejo e dos pagamentos”, Estanislau Bassols, presidente da Cielo, destacou a recorrência como um investimento estratégico aos estabelecimentos comerciais hoje. Nas palavras do executivo, “recorrência é a grande aposta do varejo para assegurar volume e rentabilidade”.  

Gloria Colgan, vice-presidente sênior e head global de Product, Commercial Solutions da Visa, apresentou tendências globais para soluções de pagamentos B2B, com destaque para a fluidez na experiência de pagamento, especialmente em transações cross border.  

Segurança e digitalização em perspectiva 

A segurança é um dos pilares estruturantes dos meios eletrônicos de pagamento, e ganha novos contornos com a inteligência artificial. Em “O nosso futuro com IA: protegendo o ecossistema digital”, Johan Gerber, vice-presidente executivo de Security and Cyber Innovation da Mastercard, mostrou como a IA pode ser tanto uma ameaça ao ecossistema como uma aliada em soluções antifraude.  

Estratégias fraudulentas baseadas em inteligência artificial podem lesar consumidores e estabelecimentos comerciais, porém a indústria de cartões investe em ferramentas para lidar com esse tipo de esquema. Edson Ortega (vice-presidente de Ecosystem Risk para a América Latina e Caribe da Visa), Felipe Gomes (CEO do Banco Carrefour), Renan Correia Martino (gerente nacional de Prevenção a Fraude da Caixa Econômica Federal) e Rodrigo Climaco (vice-presidente de Operações Software Express do Brasil na Fiserv) compartilharam práticas e tecnologias empregadas por suas instituições financeiras com esse propósito, a exemplo da biometria, do protocolo de autenticação 3DS e da tokenização de credenciais de pagamento. A conversa foi mediada por Ana Lucia Magliano, vice-presidente de Serviços na Mastercard. 

O evento chegou ao fim com debate sobre os impactos da implementação do projeto-piloto da plataforma do Drex, moeda digital brasileira, e a regulamentação de ativos digitais no País com a Lei 14.478/2022. A conversa, mediada por Tamara Adler (senior management counsel na Mastercard Brasil), reuniu Eduardo Merighi (vice-presidente de Tecnologia e Produtos na Elo), Euricion Murari (diretor de Inovação e Serviços da ABBC) e Raul Moreira (conselheiro da Abecs). 

E a próxima edição do Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento já tem data marcada: 1⁠º e 2 de abril de 2025. Até lá! 

Os conteúdos do 17º CMEP estão no perfil de Panorama Abecs no Instagram. Confira! 

Por Panorama  

 

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