Teve início nesta terça-feira, 12/mar, a 17ª edição do Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento – CMEP, no Teatro Santander, na capital paulista. Realizado pela Abecs, associação que representa o setor, o evento reúne lideranças do mercado, entidades reguladoras e formadores de opinião.
Os desafios para fomentar o uso do cartão e o cenário econômico nacional permearam os primeiros debates do dia. Giancarlo Greco, CEO da Elo e presidente da Abecs, subiu ao palco com Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente da Associação, para apresentar os projetos que têm prioridade na agenda da Abecs ao longo dos próximos anos: tanto os voltados ao ganho de eficiência (o Sistema Unificado de MCC, a certificaçnao padronizada de participantes e a padronização do processo de chargeback) como os focados em expansão de uso (o Click to Pay, o débito online, o novo crediário e os pagamentos por aproximação no transporte urbano).
“O objetivo de todas essas iniciativas é o mesmo: buscar maneiras de garantir que cada transação será autenticada, liquidada e aprovada com segurança e conveniência. Esse é o compromisso desse mercado”, afirmou Greco.
O panorama econômico foi o tema do painel de Fernando Honorato Barbosa, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, que mostrou como a queda da inflação e o incremento de renda do brasileiro pode impactar o mercado de pagamentos.
Crescimento impulsionado pelo crédito. Greco e Vieira apresentaram, em coletiva de imprensa, as estimativas de crescimento para 2024, de 8,5% a 10,5% no valor transacionado em cartões, que fecharia o ano com movimentação de R$ 4,05 trilhões a R$ 4,12 trilhões. Segundo Greco, o cartão de crédito é a modalidade que deve alavancar essas cifras: “É um produto que cresce consistentemente dois dígitos por ano. De acordo com a análise que fazemos do panorama econômico brasileiro, com queda persistente nos índices de inadimplência, taxa de juros e inflação, há um estímulo para o brasileiro utilizar esse produto”.
Tecnologias e inovação nos pagamentos com cartões
A tecnologia se destacou como tema norteador do primeiro dia de evento, com debates acerca de criptoativos, blockchain e inteligência artificial.
Catalina Tobar, head de Crypto para América Latina e Caribe da Visa, explicou por que algumas tendências em criptoativos merecem atenção do setor, e apresentou as carteiras digitais como importante caso de uso dessa tecnologia. Em seguida, Eduardo Merighi, vice-presidente de Tecnologia e Produtos da Elo, falou sobre as consequências positivas de tokenizar o processo de liquidação para viabilizá-lo em blockchain; e Tamer Hussein El Kutby, head de Experiência de Clientes do Itaú-Unibanco, abordou o potencial de uso da inteligência artificial na jornada do cliente.
Renato Migliacci, vice-presidente de Vendas e Account Management para a América Latina da Adyen, trouxe, então, uma importante reflexão sobre a importância de ter o consumidor em perspectiva no desenvolvimento de novas tecnologias.
Débito em transações virtuais e o novo crediário
Os mais importantes projetos em andamento no setor voltaram ao palco na parte da tarde. Em conversa mediada por Ricardo Vieira, os líderes das três principais bandeiras em operação no Brasil – Giancarlo Greco, da Elo, Marcelo Tangioni, da Mastercard, e Nuno Lopes Alves, da Visa – falaram sobre o pagamento de mensalidades no cartão, o débito online e o Click to Pay.
Mais compras online com o débito. Expandir a presença nas transações online é estratégico para o setor de cartões, em especial na modalidade débito. Por isso, alguns produtos foram aperfeiçoados e levados ao público ao longo de 2023 e começam a mostrar resultados. “O débito online, lançado neste mesmo evento no ano passado, melhora a experiência das transações virtuais com a modalidade, e já apresenta crescimento acima do esperado”, falou Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil. Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, complementou: “Com o Click to Pay, o intuito da indústria é fazer com que uma compra online seja tão fluida quanto um pagamento por aproximação”.
O aprimoramento do crediário foi o tema que fechou os debates do primeiro dia de 17o CMEP. Apresentado por Rogério Panca, diretor de Cartões e Pagamentos Digitais do Banco Santander, o produto tem jornada simplificada e deverá ser implementado também no e-commerce, dando ao consumidor a possibilidade de adquirir produtos e serviços com prazo maior de parcelamento, sem ônus ao lojista, que é remunerado em poucos dias e não prejudica seu capital de giro.
“Enquanto Abecs, encorajamos todos os players a aderirem ao produto: quanto mais participantes oferecerem o crediário, maior será nosso crescimento como indústria”, concluiu Panca.
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Por Panorama