in , ,

Cresce volume de compras online com cartões

Homem faz compras online com cartões
Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

As compras não presenciais com cartões continuam apresentando crescimento expressivo em 2022, principalmente nas modalidades de crédito e pré-pago.

De acordo com dados do setor de meios eletrônicos de pagamento para o terceiro trimestre deste ano, divulgados pela Abecs, associação que representa as empresas dessa indústria, as transações não presenciais movimentaram R$ 175,8 bilhões no período, alta de 20% em comparação com o mesmo período de 2021.

Quando o valor acumulado entre os meses de janeiro e setembro de 2022 é comparado ao mesmo período do ano anterior, a força com que o setor vem crescendo, considerando a digitalização da economia, fica ainda mais evidente. Com R$ 514,3 bilhões em compras remotas com cartões, a alta interanual em relação a 2021 é de 28%.

Crédito e pré-pago avançam

No terceiro trimestre deste ano, as transações não presenciais com cartões de crédito movimentaram R$ 170,7 bilhões, que, em comparação com o mesmo período do ano anterior, representam crescimento de 21%.

Para os cartões pré-pagos, a variação é ainda mais expressiva, de 47,8%, somando R$ 2,5 bilhões.

Compras remotas com o débito

O cartão de débito registrou uma queda de 30,5% na comparação entre o terceiro trimestre de 2022 e o do ano anterior. Contudo, o valor movimentado representa um volume importante para o setor, com R$ 2,6 bilhões em compras remotas.

De acordo com o presidente da Abecs, Rogério Panca, a entidade está comprometida em tornar o débito uma opção mais atraente tanto para o consumidor quanto para quem comercializa produtos e serviços online.

Ainda que o cartão de crédito sempre tenha sido o meio de pagamento favorito para operações não presenciais e continue consolidado no e-commerce, há na Associação um trabalho conjunto que envolve bandeiras, adquirentes e emissores para aperfeiçoar o débito em transações online.

Algumas iniciativas buscam, por exemplo, reduzir problemas na jornada do consumidor, como a necessidade de sair da página de checkout para aprovar a compra no aplicativo do emissor do cartão ou via SMS. Essa etapa extra no momento de finalizar a transação pode levar o cliente a abandonar o carrinho sem concluir a compra.

Panca também falou sobre uma possível mudança do prazo de liquidação das operações presenciais e online com cartões de débito para “D+0” (o valor das transações cai na conta de quem vende no mesmo dia), o que diminui a necessidade de capital de giro, tornando a modalidade mais competitiva.

Por Panorama

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

mulher aponta para tela de celular com os dizeres "Black Friday"

Black Friday deve ter número recorde de transações remotas em 2022

mulher carrega presentes de natal

Dicas para aumentar o volume de vendas no Natal