Nesta quinta-feira (10), a Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, divulgou em coletiva de imprensa o balanço do terceiro trimestre de 2022, que apontou crescimento de 20% no valor que o brasileiro transacionou com cartões de crédito, débito e pré-pagos em comparação ao mesmo trimestre no ano passado. O total movimentado no período foi de R$ 827 bilhões.
A quantidade de transações também cresceu, com a realização de aproximadamente 10 bilhões de pagamentos eletrônicos. O presidente da Abecs, Rogério Panca, destacou ainda a quantidade de compras por dia: “em média, foram 110 milhões de pagamentos com cartões todos os dias”, comentou.
A alta interanual, que considera o valor acumulado entre os meses de janeiro a setembro de 2021 e 2022, foi de 30%, somando R$ 2,42 trilhões em pagamentos com cartões.
Consumo de pessoa física e pessoa jurídica
Pela primeira vez, a Abecs compartilhou os volumes transacionados no segmento de empresas, considerando cartões corporativos e cartões de crédito destinados a compras de pessoa jurídica.
Houve crescimento no consumo com meios eletrônicos de pagamento tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica no terceiro trimestre. Enquanto o primeiro grupo movimentou R$ 765 bilhões em comparação ao trimestre anterior (+19,3%), os pagamentos com cartões de pessoa jurídica totalizaram R$ 62 bilhões (+27,8%).
Comparando a expansão do consumo com cartões nos dois públicos, Panca destacou o crescimento da participação das empresas no mercado de meios eletrônicos de pagamento. “A pessoa jurídica é um segmento importante que vem aumentando sua participação com o meio de pagamento do cartão de crédito e de débito”.
Digitalização da economia
As compras remotas com cartões no terceiro trimestre de 2022 cresceram 20%, o que representa um total de R$ 175,8 bilhões em comparação aos R$ 141,6 bilhões observados no mesmo período em 2021.
Considerando apenas o ano de 2022, o total acumulado entre os meses de janeiro a setembro foi de R$ 514,3 bilhões, valor que corresponde a uma alta interanual de 28% e que confirma a expressividade do crescimento das compras não presenciais com cartões.
Ainda com relação à digitalização da economia, o crescimento dos pagamentos por aproximação também se mostrou expressivo no terceiro trimestre de 2022.
No período, o volume de pagamentos contactless também aumentou 157,5% em relação ao mesmo trimestre ano passado, com 3 bilhões de compras contabilizadas que somaram R$ 150,6 bilhões. Esse valor corresponde a um crescimento interanual de 162%.
Em setembro deste ano, o valor movimentado nessa modalidade correspondeu a quase 40% de todas as transações presenciais. “A nossa meta enquanto indústria continua sendo atingir uma penetração de 50% com esse tipo de tecnologia nos pagamentos ao final de 2022”, afirmou Panca.
Consumo com cartões nas capitais e no interior
Nos últimos anos, as cidades do interior do País vêm participando com mais expressividade do valor transacionado com cartões.
Em comparação às capitais brasileiras, o volume de pagamentos no interior foi mais intenso em todas as modalidades (crédito, débito e pré-pago). Considerando uma variação anual entre o terceiro trimestre de 2021 e 2022, a participação das cidades do interior cresceu 20,4%, enquanto as capitais apresentaram uma alta de 17%.
Esse crescimento que se estende por todo o Brasil reflete a expansão do setor de pagamentos eletrônicos, a inclusão financeira e o maior acesso aos meios digitais pela população que vive longe dos grandes centros.
Por Panorama