in

Em 2024, Dia das Crianças deve movimentar R$ 18 bilhões

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

No próximo Dia das Crianças, 60% (65% em 2023) dos brasileiros pretendem comprar presente, com investimento médio de R$ 231 (R$ 213 em 2023), de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 18 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, volume 12,8% maior se comparado com o mesmo levantamento realizado em 2023 (R$ 16 bilhões). 

O estudo diz ainda que, para 32% dos entrevistados, o valor gasto em presentes neste ano deve ser maior do que no ano passado. Para 36%, o valor deve permanecer igual, e, para 28%, abaixo do que o gasto anterior. Ainda sobre o recorte de desembolso médio, os homens pretendem gastar mais (R$ 255) do que as mulheres (R$ 209). 

Gasto médio por região

Entre todas as regiões, o Centro-Oeste registra o maior valor médio, de R$ 379,ficando acima da média nacional, assim como o Sudeste, com R$ 252. A região Norte tem valor médio igual ao nacional (R$ 231), enquanto as regiões Sul (R$ 226) e Norte (R$164) apresentam os menores valores médios de intenção de compra. 

Em relação à intenção de compra, o Norte aparece em primeiro lugar com 70% das respostas positivas. Em segundo lugar está o Sul, com 64%, e em terceiro a região Nordeste, com 63%. As regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram o mesmo percentual: 56%.

Loja física é a opção 

Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, 69% dos entrevistados, cerca de dois terços dos entrevistados, pretendem comprar em loja física. O formato de compra presencial é preferência também entre mulheres (69%), assim como na região metropolitana, com 71%, e no interior, que teve 67% de respostas positivas.  

Em 2024, a intenção de comprar presente para o Dia das Crianças em lojas online (28%) é maior do que em 2023 (22%). O canal online possui maior aderência entre os homens, 29%, e entre as faixas etárias de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, ambas com 32% de menções.

Cartões tem preferência

Entre os consumidores entrevistados, 36% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 21% cartão de crédito, 14% cartão de débito e 1% cartão de loja. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o pix, com 31%. O dinheiro aparece em 30% das respostas e o boleto bancário, em 2%. Daqueles que pretendem pagar o presente de Dia das Crianças com cartão de crédito, 69% têm a intenção de parcelar a compra (62% em 2023). 

O Sudeste é a região onde o uso do cartão é mais predominante, opção de quase metade dos entrevistados, com 45%. Os cartões também lideram as menções entre os consumidores na faixa etária de 35 a 59, com 39%. Esse também é o meio de pagamento mais citado entre as mulheres, com 38% das menções e entre a classe A/B, sendo 49% das respostas positivas. 
 
Por Panorama 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Um homem segurando um celular acessa site de apostas online.

Abecs antecipa proibição de uso do cartão de crédito em “bets” 

Inteligência Artificial

Transformação silenciosa: inteligência artificial  que empodera o cliente e molda o futuro das finanças