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Dia das Mães deve movimentar R$ 15 bilhões

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No próximo Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio nacional,  63% dos brasileiros, aproximadamente dois terços, têm a intenção de comprar  presentes. O gasto médio é de R$ 229. Esses dados são resultado de uma pesquisa da  Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha. A estimativa é que a data deve  movimentar aproximadamente R$ 15 bilhões em compras nos setores de comércio e  serviços. 

Em comparação com 2023, 4 em cada 10 entrevistados, ou 39%, acreditam que os  gastos serão maiores em 2024, enquanto 23% acreditam que serão menores e 35% o  mesmo valor.  

Loja física tem preferência  

Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, a maior parte dos  entrevistados (72%) pretende comprar presentes de Dia das Mães em uma loja física,  e um quarto (24%) pretende fazer as compras online. 

O mesmo resultado, 72%, é registrado tanto entre os homens como entre as mulheres.  No recorte que traz dados entre as faixas etárias, a população com a 45 a 59 anos (77%) e 60+ (76%) aparecem com resultados acima da média nacional. 

Cartões lideram como meio de pagamento 

Entre os consumidores entrevistados, 47% afirmam ter intenção de utilizar o cartão  como meio de pagamento, sendo 27% cartão de crédito e 20% cartão de débito. O  segundo meio de pagamento mais mencionado é o Pix, com 37%. O dinheiro aparece  em terceiro lugar com 31% das respostas, enquanto 1% não ainda não sabem. 

O Sudeste (54%) e o Sul (52%) são as regiões onde o uso do cartão é mais  predominante, com mais da metade dos entrevistados optando por esse meio de  pagamento. Os cartões também lideram as menções entre homens (47%) e mulheres  (46%). São também o meio de pagamento escolhido, com resultado acima da média  nacional, entre pessoas de 18 a 24 anos com 55%, 60+ com 52% e 25 a 34 anos com  49%. Consumidores das classes A/B também optam pelo cartão, 59%, assim como na  classe C, 48%

A pesquisa também perguntou sobre a intenção de parcelamento das compras: 67% das respostas foram afirmativas. Dessas, 43% pretendem parcelar em 2 vezes e 26% em 3 vezes.  

Dados regionais 

Entre todas as regiões, a região Sudeste apresenta o maior valor médio (R$300),  seguida pelo Norte (R$277), Nordeste (R$254), Sul (R$217) e Centro-Oeste (R$215). 

Em relação à projeção de consumo também o Sudeste aparece com valor mais  expressivo, R$ 6 bilhões, seguido pelo Nordeste R$ 4,4 bilhões. As regiões Sul (R$ 2 bilhões), Norte (R$ 1,4 bilhão) e Centro-Oeste (R$ 1 bilhão) aparecem nesta  sequência. 

Sobre a intenção de compra, Norte e Nordeste lideram com 72%. O Sul aparece com  63%, seguido pelo Sudeste com 57% e Centro-Oeste com 52%

Gasto médio por faixa etária e classe socioeconômica 

Os consumidores de 18 a 24 anos tem intenção de gastar, em média, R$ 304. Entre 25  e 34 anos, R$281 e entre 35 e 44 anos a média é de R$ 272. Na população de 45 a 59  anos a média de gasto é de R$223 e acima de 60 anos é de R$ 232

No recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes A/B  aparecem com maior valor médio, de R$ 358, seguida da classe C com R$243 e das  classes D/E com R$214, valor mais próximo da média nacional. 

Por Panorama

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