No próximo Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio nacional, 63% dos brasileiros, aproximadamente dois terços, têm a intenção de comprar presentes. O gasto médio é de R$ 229. Esses dados são resultado de uma pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha. A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 15 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços.
Em comparação com 2023, 4 em cada 10 entrevistados, ou 39%, acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 23% acreditam que serão menores e 35% o mesmo valor.
Loja física tem preferência
Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, a maior parte dos entrevistados (72%) pretende comprar presentes de Dia das Mães em uma loja física, e um quarto (24%) pretende fazer as compras online.
O mesmo resultado, 72%, é registrado tanto entre os homens como entre as mulheres. No recorte que traz dados entre as faixas etárias, a população com a 45 a 59 anos (77%) e 60+ (76%) aparecem com resultados acima da média nacional.
Cartões lideram como meio de pagamento
Entre os consumidores entrevistados, 47% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 27% cartão de crédito e 20% cartão de débito. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o Pix, com 37%. O dinheiro aparece em terceiro lugar com 31% das respostas, enquanto 1% não ainda não sabem.
O Sudeste (54%) e o Sul (52%) são as regiões onde o uso do cartão é mais predominante, com mais da metade dos entrevistados optando por esse meio de pagamento. Os cartões também lideram as menções entre homens (47%) e mulheres (46%). São também o meio de pagamento escolhido, com resultado acima da média nacional, entre pessoas de 18 a 24 anos com 55%, 60+ com 52% e 25 a 34 anos com 49%. Consumidores das classes A/B também optam pelo cartão, 59%, assim como na classe C, 48%.
A pesquisa também perguntou sobre a intenção de parcelamento das compras: 67% das respostas foram afirmativas. Dessas, 43% pretendem parcelar em 2 vezes e 26% em 3 vezes.
Dados regionais
Entre todas as regiões, a região Sudeste apresenta o maior valor médio (R$300), seguida pelo Norte (R$277), Nordeste (R$254), Sul (R$217) e Centro-Oeste (R$215).
Em relação à projeção de consumo também o Sudeste aparece com valor mais expressivo, R$ 6 bilhões, seguido pelo Nordeste R$ 4,4 bilhões. As regiões Sul (R$ 2 bilhões), Norte (R$ 1,4 bilhão) e Centro-Oeste (R$ 1 bilhão) aparecem nesta sequência.
Sobre a intenção de compra, Norte e Nordeste lideram com 72%. O Sul aparece com 63%, seguido pelo Sudeste com 57% e Centro-Oeste com 52%.
Gasto médio por faixa etária e classe socioeconômica
Os consumidores de 18 a 24 anos tem intenção de gastar, em média, R$ 304. Entre 25 e 34 anos, R$281 e entre 35 e 44 anos a média é de R$ 272. Na população de 45 a 59 anos a média de gasto é de R$223 e acima de 60 anos é de R$ 232.
No recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 358, seguida da classe C com R$243 e das classes D/E com R$214, valor mais próximo da média nacional.
Por Panorama