O oitavo episódio de Panorama Talks, videocast da Abecs, recebe Mayra Borges, vice-presidente de Negócios da Getnet, para uma análise sobre as transformações e tendências no mercado brasileiro de meios eletrônicos de pagamento e, em especial, no setor de adquirência. Conduzida por Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs, a entrevista aborda a trajetória profissional de Mayra, no mercado de pagamentos há 25 anos, e temas intrinsecamente ligados ao setor, como regulação, inovação, fluidez das transações e a relação com o varejo.

Confira um resumo dos temas e assista ao episódio na íntegra.
O dinamismo do mercado brasileiro de pagamentos
A maturidade do mercado brasileiro de meios eletrônicos de pagamento e seus avanços tecnológicos foram pauta do bate-papo. Segundo Ricardo de Barros Vieira e Mayra Borges, muito desse desenvolvimento se deve à intensa competitividade no setor de adquirência, marca do segmento desde a abertura do mercado, em 2010, e responsável pela pluralidade de players, pela redução dos custos aos comerciantes e pela inovação na oferta de produtos e serviços.
Os constantes desafios em segurança, a predileção do consumidor brasileiro por inovação e uma demanda regulatória intensa também têm sido características do segmento nas últimas décadas.
Da maquininha ao hub de serviços
A percepção de que o POS se tornou commodity exige uma nova abordagem da indústria. Para Borges, a diferenciação está na oferta de serviços agregados, transformando os terminais em “maquininhas smart” capazes de rodar aplicativos e oferecer funcionalidades adicionais, e levando as empresas a tornarem-se provedoras de serviços.
E, mesmo com as inovações tecnológicas que apontam para pagamentos cada vez mais invisíveis, o POS é um equipamento que não deve desaparecer tão cedo, na opinião da executiva. Ele segue relevante em muitos segmentos, já que “existe um nicho de mercado que depende cada vez mais de um hardware, mas de um hardware muito mais completo e que agrega serviços que vão além do pagamento”, diz.
Colaboração no setor
Borges aponta, ainda, o trabalho coordenado da indústria de pagamentos como um dos motores para a evolução do setor. O pagamento por aproximação é exemplo disso: com os esforços conjuntos de credenciadores e emissores, o parque de POS e os plásticos já estavam prontos para transações NFC quando a modalidade passou a fazer parte dos hábitos de consumo, impulsionada pelas medidas de precaução da pandemia de covid-19 – “um case de como essa indústria se juntou para incentivar a mudança de comportamento do consumidor”. Essa sinergia, segundo ela, foi crucial para acelerar a adoção da tecnologia e demonstrar sua praticidade de uso.
Clique aqui e assista ao episódio completo Panorama Talks #8: O mercado de adquirência em debate, por Mayra Borges: