O consumidor brasileiro está usando o cartão de débito com mais frequência para fazer compras online, segundo a Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento. No terceiro trimestre de 2023, o instrumento movimentou 40,5% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Mas é na comparação com o terceiro trimestre de 2019, ano que antecede a pandemia de covid-19, que o crescimento do uso online do débito mais se destaca: 393,7%. A porcentagem é considerada acima da média, já que, no intervalo entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2023, o uso do cartão de crédito em transações virtuais cresceu 145,8%.
Ao apresentar o balanço do setor para o terceiro trimestre de 2023, o presidente da Abecs, Giancarlo Greco, atribuiu a expressividade do débito no cenário digital a iniciativas desenvolvidas coletivamente pelo setor de cartões.
“A indústria de cartões tem como grande missão aprovar transações de forma rápida e segura, e a melhoria da experiência de uso online do débito contribui com essa missão. Os números comprovam que as iniciativas vêm dando resultado”, diz Giancarlo Greco, presidente da Abecs
Por Panorama