De acordo com Monitor Fraudes, da Abecs, as fraudes com cartões registraram queda de 18% em 2024. No recorte por valor* de transações fraudulentas, o índice cai para 9 basis points (bps) no 4º trimestre de 2024 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos dois anos, a redução no índice de fraudes foi de 33%.

Quando considerado o índice por quantidade** de transações, a queda foi de 15% em 2024 e de 34,6% no período de dois anos.
Outra análise realizada pela Abecs, com base no monitor e também em dados do Banco Central, mostra o comportamento dos indicadores de fraudes considerando pagamentos presenciais feitos com cartões e transações via Pix. Em dezembro de 2024, cartões registraram apenas quatro fraudes a cada 100 mil transações, enquanto as movimentações via pix chegaram a 15 fraudes a cada 100 mil transações.
Os dados foram divulgados durante o 18o CMEP, Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, um dos maiores fóruns de discussões sobre a evolução da indústria de meios eletrônicos de pagamento no Brasil e na América Latina, realizado pela Abecs.
*Indicador de fraude por valor/ basis points: Valor de fraude ÷ Valor das transações
aprovadas x 10.000
**Indicador de fraude por quantidade: Quantidade de fraude ÷ Quantidade de
transações aprovadas x 100.000
Por Panorama