Os pagamentos recorrentes com cartão estão em crescimento: nos últimos dois anos, o valor movimentado pela modalidade aumentou 89,2%, segundo o levantamento feito pela Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento.
A recorrência é um modelo de negócio baseado na venda de produtos e serviços por meio de planos, assinaturas ou mensalidades. É o caso de streamings de vídeo e música, clubes de assinatura, planos de saúde e mensalidade escolar. Contas de consumo como gás, energia elétrica e água, apesar de terem valor variável, também têm frequência mensal, o que as assemelha às compras recorrentes.
Para todos esses tipos de consumo, o cartão de crédito oferece conveniência e segurança, podendo ser cadastrado e gerar um pagamento automático e recorrente.
O pagamento recorrente com cartão é uma modalidade de cobrança automática, na frequência e data acordada entre o estabelecimento e o portador do cartão. Ela facilita a rotina do consumidor, reduz a inadimplência e traz previsibilidade de caixa para o varejista ou prestador de serviço. Devido à sua conveniência, essa forma de pagamento movimentou R$ 28 bilhões no terceiro trimestre de 2024.
Pagamentos recorrentes por modalidade de cartão
Entre as modalidades de cartão mais utilizadas nos pagamentos recorrentes no terceiro trimestre de 2024, o crédito lidera, com R$ 26,6 bilhões transacionados, seguido do cartão pré-pago, com R$ 685 milhões, e do débito, com R$ 673 milhões.
O valor do tíquete médio das vendas realizadas com o método de pagamento também traz em destaque o crédito, com R$ 85,67. O débito vem em seguida, com R$ 38,37; e o cartão pré-pago, com R$ 36,68.
A Abecs estabeleceu parâmetros para os pagamentos recorrentes no cartão, o que permitiu a credenciadoras e integradoras adotarem um modelo padronizado de captura e processamento dessas transações, ampliando os benefícios de adoção e uso da modalidade.
“As transações recorrentes continuarão crescendo no País, pois a conveniência que os cartões podem prover, quando agregados a essa solução, é uma tendência entre os consumidores”, frisa Giancarlo Greco, CEO da Elo e presidente da Abecs.
Por Panorama