A Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, se posicionou diante da recente divulgação sobre um suposto golpe que impediria pagamentos por aproximação com cartões, obrigando os consumidores a inserirem seu cartão nas máquinas para finalizar a transação.
Em nota, a Associação comenta:
“A Abecs esclarece que, até o presente momento, não identificou junto às empresas associadas nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação.
A Associação, que reúne mais de 90 empresas que atuam na indústria de cartões – entre as quais bandeiras, credenciadoras, bancos emissores, fintechs, marketplaces, fornecedores de equipamentos e outras –, continuará monitorando e buscando informações junto ao mercado sobre o suposto golpe para impedir o pagamento por aproximação, uma modalidade de pagamento extremamente segura.
Cabe ressaltar que a indústria de meios eletrônicos de pagamento no Brasil é uma das maiores e mais evoluídas do mundo, principalmente no que se refere à segurança do sistema para os seus usuários. O pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, adotada em diversos locais do mundo, com os mesmos parâmetros de segurança exigidos no Brasil.
Para evitar possíveis golpes, a Abecs recomenda aos lojistas que fiquem atentos a eventuais ligações telefônicas de falsos técnicos e confirmem a identidade do profissional sempre que receber um contato da empresa credenciadora.
Aos consumidores, a Abecs recomenda sempre conferir a fatura do cartão, cadastrar para receber mensagens sempre que seu cartão for utilizado e, em caso de transações não reconhecidas, entrar em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.”
Por Panorama