in ,

Recorde para um 3º trimestre: cartões movimentam R$ 1 trilhão no período

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

As compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiram a marca de R$ 1 trilhão no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. O montante, recorde para o período, é 10,2% superior em relação a igual trimestre do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o valor transacionado nas compras com cartões chegou a R$ 3 trilhões, crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período de 2023. 
 
‘’Esse volume transacionado com cartões é inédito para um terceiro trimestre; ele foi impulsionado pelo desempenho da economia, com o desemprego em queda e o setor de comércio acumulando uma expansão de 5,1% – fatores que sempre incrementam os dados indústria’’, afirmou Giancarlo Greco, presidente da Abecs, durante a apresentação dos resultados em coletiva de imprensa realizada na manhã de 7/11/24. 

Na comparação entre as modalidades, o destaque ficou, por mais um trimestre, com o cartão de crédito: R$ 693,2 bilhões, crescimento de 14%. O segundo maior volume transacionado foi com cartão de débito, que movimentou R$ 248,3 bilhões (-0,4%). Já o cartão pré-pago somou R$ 94,1 bilhões (+14,7%). 

Quantidade de transações 

No terceiro trimestre, o uso dos cartões como um todo ultrapassou a marca de 11,5 bilhões de transações, alta de 7,1%. Isso significa que os brasileiros fazem, em média, 127 milhões de pagamentos por dia (ou algo em torno de 1.500 por segundo) tanto em estabelecimentos físicos como em ambientes online. 
 
O cartão de crédito foi, também, a modalidade mais usada nas compras e pagamentos, com 5 bilhões de transações. Na sequência vêm o cartão de débito, com 4,2 bilhões, e o pré-pago, com 2,3 bilhões.  
 
“Os resultados acima do previsto para o período indicam o provável cumprimento da estimativa para o ano, de R$ 4 trilhões transacionados em cartão, e o alcance do volume positivo esperado para a indústria em 2024”, destacou Greco. 

Pagamentos recorrentes 

Um ponto inédito trazido pela Abecs neste balanço são as informações do uso dos cartões para pagamentos recorrentes, modalidade de cobrança automática que facilita a rotina do consumidor e gera mais eficiência de recebimento ao estabelecimento comercial.  
 
Os pagamentos recorrentes movimentaram R$ 28 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O crescimento é de 41,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em dois anos, o volume movimentado por transações recorrentes cresceu 89,2%. 
 
No recorte por modalidade, o cartão de crédito movimentou R$ 26,6 bilhões (+44%), o cartão pré-pago R$ 685 milhões (+38,9%) e o cartão de débito R$ 673 milhões (+15,8%)
 
‘’As cobranças automáticas, como são chamados os pagamentos recorrentes, estão em franca expansão e continuarão como uma forte tendência no mercado brasileiro devido à sua conveniência’’, salientou Greco. 

Cartão de débito cresce no ambiente online 

No recorte de compras remotas, ou seja, no ambiente online, os cartões movimentaram R$ 246 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos, como aplicativos e carteiras digitais, cresceu 15,8% no período. 
 
O cartão de débito continua ganhando cada vez mais espaço nessas transações, tendo apresentado crescimento de 6,9% no trimestre. Se avaliado o crescimento em relação ao período antes da pandemia (3º trimestre de 2019 x 3º trimestre de 2024), o uso do débito em compras não-presenciais subiu 427,8%, enquanto o do cartão de crédito cresceu 186,6%. 
 
‘’O crescimento do débito em compras não presenciais se deve, em grande medida, a iniciativas tomadas recentemente pela indústria, como o débito online, modalidade que padroniza a jornada de uso do instrumento no ambiente digital’’, argumentou o executivo. 

Pagamento por aproximação 

Os pagamentos por aproximação, que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication), movimentaram R$ 376 bilhões no terceiro trimestre. O volume transacionado cresceu 46,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 
 
A quantidade de compras utilizando esta tecnologia chegou a 66 bilhões por dia. Ou seja, a cada hora, brasileiros realizam, em média, cerca de 2,8 milhões de pagamentos por aproximação. A quantidade total de compras cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. 
 
‘’A cada novo trimestre, o número de pagamentos por aproximação impressiona e confirma que a modalidade já é amplamente utilizada no mercado, incentivada pela comodidade e rapidez que proporciona”, frisou Greco.  
 
Em setembro de 2024, a quantidade de compras com cartões e outros dispositivos por aproximação atingiram 65% dos pagamentos presenciais. Até o primeiro semestre de 2025, espera-se que os pagamentos por aproximação representem 70%
 
Pesquisa recente do Instituto Datafolha apontou que, dentre os consumidores que costumam realizar pagamentos por aproximação, a maioria usa a tecnologia de maneira frequente, ou seja, sempre ou quase sempre (61%). Além disso, rapidez e comodidade foram os principais benefícios citados pelos consumidores (89%) ao se utilizar o modelo NFC. 

Análise por região 

Na análise regional, o Sudeste atingiu a marca de R$ 559,5 bilhões (+10,2%) em valor transacionado. A região Sul teve o segundo maior volume, R$ 147,1 bilhões (+16,5%). O Nordeste aparece em terceiro lugar com R$ 124,4 bilhões (+12,6%), seguido pelo Centro-Oeste, com R$ 80,2 bilhões (+17,3%), e pela região Norte, com R$ 40,5 bilhões (+10,6%)

Uso no exterior 

Os gastos de brasileiros com cartões no exterior continuaram a crescer de maneira importante, com avanço de 13,4% (em comparação ao ano anterior) e US$ 4,1 bilhões (R$ 22,9 bilhões) em movimentações financeiras.  
 
Os locais onde os brasileiros mais realizaram pagamentos com cartões foram a Europa, com R$ 11 bilhões (+32%), e Estados Unidos, com R$ 7,5bilhões (+23,1%). Juntos, os dois destinos somaram R$ 18bilhões. O valor gasto com cartões nas duas localidades juntas cresceu 28,3% no terceiro trimestre, representando 80,6% do total transacionado no exterior.  
 
Nas demais regiões, é relevante ressaltar o crescimento do uso dos cartões na América sem levar em conta os Estados Unidos, cujo volume atingiu R$ 3,2 bilhões, registrando incremento de 28,7% no trimestre. Em seguida estão a Ásia, com R$ 941,7 milhões (+41,8%), Oceania, com R$ 200 milhões(+19,6%), e a África, com R$ 143,7 milhões (+66,1%). 
 
Já o movimento contrário, ou seja, os gastos dos estrangeiros com cartões no Brasil, somaram US$ 1,2 bilhão (R$ 6,9 bilhões), apresentando uma queda de 14,5% em relação ao terceiro trimestre de 2023.

Petshop e bares e restaurantes lideram  

No terceiro trimestre de 2024, o segmento do varejo que registrou maior crescimento em valor transacionado com cartões foi o de petshop (+15%). Em segundo lugar aparece o setor de bares e restaurantes com 6%, seguido por farmácias, com alta de 4,6%. Os setores de roupas e acessórios (3,6%) e autopeças e afins (3,1%) tiveram alta na ordem dos 3%. 
 
No setor de serviços, quem lidera o crescimento de valor transacionado com cartões é a área de telecom, com 13,5%, seguida de perto por serviços médicos e afins, com 13,4%. O setor classificado como cultura e esportes aparece em terceiro lugar, com alta de 12,7%. Profissionais liberais tiveram crescimento de 10,3% e o setor de seguros ficou com 3,4%. 
 
‘’O aumento da penetração dos cartões em setores onde o uso de meios eletrônicos de pagamento era até então pouco expressivo revela o potencial de alcance desta indústria em novas áreas do varejo e de serviços’’, concluiu Greco. 

Por Panorama 

 


 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

-1 Pontos
Upvote Downvote
o que é e como funciona o mecanismo exclusivo de proteção dos cartões

Chargeback: o que é e como funciona o mecanismo exclusivo de proteção dos cartões 

Homem sorrindo enquanto observa uma televisão na prateleira de uma loja, com outras televisões ao fundo destacando a promoção de "Black Friday".

Black Friday deve movimentar R$ 15,8 bilhões; cartão de crédito é  meio de pagamento preferido, com 44%