in

Iniciativas de educação financeira da Abecs completam 15 anos 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

A educação financeira é uma ferramenta poderosa para garantir a inclusão social e econômica, viabilizando o acesso aos direitos essenciais do cidadão por meio dos conhecimentos necessários para tomadas de decisão financeira responsáveis e assertivas.  
 
Para fomentar a educação financeira dos brasileiros – além de apoiar e complementar as iniciativas de suas associadas nesse sentido –, a Abecs mantém desde 2009 uma campanha de comunicação que dissemina informações sobre o uso consciente dos cartões, atuando em prol do desenvolvimento sustentável do setor de meios eletrônicos de pagamento. Em 2024, portanto, a Associação comemora 15 anos de suas iniciativas de educação financeira.  

Videoaulas com o Professor Pachecão

O canal @abecsdicas no YouTube, no ar desde 2015, conta com videoaulas produzidas para auxiliar o consumidor na gestão de seu orçamento. Nelas, o carismático Professor Pachecão combina didática e tom descontraído para falar sobre planejamento e uso consciente do cartão de crédito.

No mais recente vídeo do canal, Professor Pachecão explica as regras de cobrança de juros do cartão de crédito que entraram em vigor em 2024 

Com 57 mil inscritos, o canal conta com 22 vídeos publicados que somam mais de 40 milhões de visualizações. Os temas abordados pelas videoaulas envolvem: 

. funcionalidades do cartão e seus benefícios, como o pagamento por aproximação e crediário no cartão; 
. segurança das transações, com dicas para se proteger de golpes e para comprar com segurança em lojas físicas e online; 
. procedimentos do uso do cartão, como o que fazer quando a fatura não chega ou quando o consumidor não reconhece uma despesa, e o melhor dia para fazer uma compra. 

Os canais de atendimento adequados para falar sobre cada assunto relacionado ao cartão são o tema da videoaula “É Conversando que a gente se entende”

Merece destaque a chancela do Banco Central do Brasil para os vídeos publicados no canal @abecsdicas: por meio de um trabalho conjunto, o órgão regulador ratificou o conteúdo como uma iniciativa de educação financeira válida e de qualidade.

Mais de 3 milhões de consumidores impactados via redes sociais  

No Facebook, a Abecs difunde conteúdos para as classes C e D, ajudando os usuários a organizar as finanças e a usar os meios eletrônicos de pagamento como um auxiliar na gestão de seus recursos.  

O perfil Me Conta no Facebook tem 650 mil seguidores e suas publicações alcançam mais de 3 milhões de internautas todos os meses, com dicas práticas de economia (em temas tão variados quanto aluguel, compra de supermercado e presentes de fim de ano) e humor em tirinhas e charges que ilustram situações cotidianas. 

Charge de Me Conta com dicas para microempreendedores
Personagens que retratam situações cotidianas conferem leveza e humor às publicações de Me Conta

As finanças do dia a dia e o uso estratégico dos cartões são os principais temas de Me Conta. Com isso, dicas de planejamento da viagem de férias, sugestões para um feriado em família gastando pouco, esclarecimento de quando comprar à vista ou optar pelo parcelamento no cartão estão entre os tópicos abordados. A página tem foco especial, também, ao microempreendedorismo, com orientações de planejamento e gerenciamento dos recursos do negócio.  

A precificação correta é estratégica para quem tem um pequeno negócio e, por isso, é um dos temas abordados no perfil de educação financeira da Abecs no Facebook, o Me Conta

Cartilhas para consumidores 
 

Outra das ações de educação financeira realizadas pela Associação são as cartilhas para consumidores. Disponíveis no site da Abecs, esses materiais elucidam temas do universo dos cartões, como o uso do instrumento em pedágios, o crédito rotativo e o crediário no cartão. Com linguagem acessível, os guias práticos dão dicas para o bom uso do meio de pagamento, além de aprofundar o conhecimento sobre as mudanças do mercado e suas implicações para o bolso do consumidor. 

Por Panorama 

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Casal escolhe árvore de Natal em loja com itens para as festas.

Natal deve movimentar R$ 50 bilhões em compras