Alguns segmentos do varejo e de serviços tiveram alta importante no valor transacionado com cartões no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação é do mais recente balanço divulgado pela Abecs, associação que representa os meios eletrônicos de pagamento.
No varejo, os segmentos que se destacaram de maneira mais acentuada foram o de alimentação, com alta de 31,4%, seguido pelo de tecidos, vestuário e calçados (+12,7%) e pelo de farmácias e cuidados com a saúde (+10,7%).
No setor de serviços, por sua vez, apresentaram maior crescimento no uso de cartões no terceiro trimestre de 2023 o segmento de turismo e afins (+22,4%), o de companhias aéreas e afins (+18,4%) e o de educação (+10,3%). Enquanto os dois primeiros aparecem com frequência nos balanços do setor realizados pela Abecs, educação é uma área que começou recentemente a contar com maior penetração dos cartões, segundo Giancarlo Greco, presidente da Abecs.
“A penetração dos meios eletrônicos de pagamento na educação é historicamente menor, então ficamos otimistas com esse aumento de mais de 10% no valor transacionado em cartão no setor da educação. Isso contribui fortemente para o crescimento da nossa indústria nos próximos anos”, afirma Giancarlo Greco, CEO da Elo e presidente da Abecs
Por Panorama