O uso de cartões em transações virtuais cresce ano a ano, como observado pelos levantamentos da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. Em 2023, esse crescimento foi de 13,2% em relação ao ano anterior, resultando em R$ 830 bilhões movimentados pelos cartões em compras online.
Mas se, por algum tempo, o crédito foi o único protagonista dos pagamentos não presenciais, o cenário tem mudado: nos últimos anos, o débito tem conquistado cada vez mais espaço em compras remotas.
No último trimestre de 2023, o uso online do débito cresceu 26,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mas é na comparação com o último trimestre de 2019, ano que precedeu a pandemia, que o débito online se destaca, com 303,5% de crescimento – para se ter uma ideia, o incremento do uso online do cartão de crédito no mesmo período foi de 136,1%.
A maior expressividade das transações não presenciais com o cartão de débito é reflexo do esforço de toda a indústria para aprimorar e expandir a modalidade no e-commerce. Ações como a padronização do débito online, implementadas ao longo dos últimos anos, começam a dar frutos.
Por Panorama