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Cartões devem representar 60% do consumo das famílias em 2022

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Os brasileiros estão usando cada vez mais os cartões de crédito, débito e pré-pagos como forma de pagamento. De acordo com a Abecs, associação que representa as empresas do setor, os meios eletrônicos de pagamento cresceram 36% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

Com essa evolução, a projeção da Abecs é que, em 2022, os pagamentos com cartões representem 60% do consumo das famílias brasileiras. Até o fim do ano, a soma de todos os pagamentos eletrônicos deve alcançar o patamar histórico de R$ 3,2 trilhões movimentados em um ano.

A previsão se baseia nas expectativas para o setor e para a economia como um todo. O contínuo processo de digitalização das transações, fruto de uma mudança de hábito de consumo do brasileiro, acelerada durante a pandemia, amplia o alcance dos cartões para novos nichos e regiões do País.

É cada vez mais comum o uso dos cartões em transações presenciais e online, em segmentos que antigamente não aceitavam esse tipo de pagamento, como profissionais autônomos e pequenos negócios. No ambiente virtual, os meios eletrônicos de pagamento viabilizaram um novo e cada vez mais amplo mercado de serviços por aplicativos, como delivery e transporte.

Outro exemplo são as assinaturas de serviços de entretenimento e informação por streaming. O uso do sistema de cartões nesses negócios é fundamental, o que faz aumentar ainda mais a representatividade do setor na economia e no consumo privado. Ao todo, as compras não presenciais com cartão cresceram 35,2% no primeiro trimestre do ano, ainda segundo a Abecs.

A mudança de hábito do brasileiro em incorporar cada vez mais o cartão em seu dia a dia passa ainda por uma questão de segurança e confiabilidade. O cliente se sente seguro ao usar o meio eletrônico de pagamento, em relação tanto a fraudes quanto à questão de controle financeiro. Segundo o Banco Central, a inadimplência do cartão ficou em 5,8% em fevereiro de 2022, o que é considerado um baixo patamar em relação a anos anteriores.

Funcionalidades como o pagamento por aproximação, que cresce de forma exponencial no Brasil, e o parcelamento do cartão de crédito ajudam a engrossar a lista de benefícios que fazem dos meios eletrônicos de pagamento ganhar a preferência do brasileiro na hora de realizar suas compras.

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