Nos últimos meses, a fraude conhecida como “golpe da mão fantasma” está fazendo cada vez mais vítimas e tem chamado a atenção das autoridades brasileiras. No golpe, criminosos conseguem acessar os telefones celulares das pessoas depois de pedir que elas façam o download de aplicativos que permitem acessar o aparelho à distância.
De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 40 mil pessoas em todo o Brasil já caíram nessa modalidade de fraude.
Como funciona
Os golpistas entram em contato com as vítimas por mensagem ou ligação para alertar sobre uma suposta necessidade de reforçar a segurança de seus aplicativos bancários ou do próprio sistema operacional do aparelho. Nessa hora, as pessoas são induzidas a instalar um aplicativo que dá aos criminosos acesso remoto ao seu dispositivo e, por consequência, às suas contas.
O golpe ganhou o apelido de “mão fantasma”, pois, a partir do momento em que oferece o acesso remoto, a vítima muitas vezes observa o telefone funcionando “sozinho”, sem poder interromper, o que na verdade é a ação do criminoso em tempo real, realizando transferências, empréstimos, pagamento de boletos, entre outras transações.
5 dicas para evitar cair no golpe
Uma das principais informações para ajudar o consumidor a evitar cair no golpe da mão fantasma é a de que os bancos nunca entram em contato com o cliente para pedir atualização ou instalação de outros aplicativos nem enviam links por e-mail ou mensagem. Além disso, os aplicativos dos bancos e instituições de pagamento costumam ser extremamente seguros.
1. desconfiar das ligações e mensagens com conteúdo suspeito.
2. entrar em contato com as instituições financeiras por meio dos canais oficiais, que estão disponíveis nos próprios aplicativos, sites e até mesmo no verso dos cartões.
3. não compartilhar as senhas ou guardá-las em blocos de notas no telefone.
4. proteger o dispositivo com programas antivírus.
5. ativar as notificações para que, a cada transação, o telefone acuse quando há valores entrando e saindo.
Como denunciar
Caso o cliente seja vítima do golpe da mão fantasma, a recomendação é registrar boletim de ocorrência pela internet ou procurar uma delegacia especializada em crimes digitais para fazer o registro.
Por Panorama