in ,

Como usar datas comemorativas para vender mais

Homem compra ovo de Páscoa
Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

O Carnaval de 2023 acontecerá no dia 21 de fevereiro e inaugurará o calendário de datas comemorativas de maior importância para os setores de varejo e serviços do primeiro semestre, como Páscoa e Dia das Mães. Para especialistas em vendas, os perídodos de alta sazonalidade são fundamentais para reforçar o relacionamento com novos clientes e atrair mais oportunidades de negócio.     

“Esses momentos do ano permitem que o empreendedor use o lado emocional para incentivar a decisão de compra e vender mais do que em dias normais, além de motivar a comunicação com clientes novos e antigos”, comenta o consultor do Sebrae São Paulo, Alexandre Giraldi.  

Com o varejo eletrônico não é diferente. Para o consultor Maurici Junior, que integra o conselho administrativo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), “as datas sazonais são extremamente importantes para o calendário de e-commerce do País e as lojas virtuais precisam prever um aumento na demanda para se organizar com a gestão do dia a dia”. 

Os especialistas compartilham algumas orientações para quem deseja se organizar e conseguir mais vendas nesses momentos. 

1 – Construir um plano de ação anual  

Para Giraldi, do Sebrae São Paulo, as datas comemorativas devem estar no planejamento do empreendedor já no começo do ano. Ele deve organizar um calendário que contempla tanto a sazonalidade quanto momentos que importam para sua empresa, como a data de inauguração do negócio e o aniversário dos clientes.  

Essa estratégia proporciona motivos para falar com o consumidor ao longo do ano. “Quanto mais repetição, intensidade e frequência na comunicação da empresa, mais oportunidades de venda ela terá”.  

2 – Analisar a previsibilidade de estoque  

Maurici Junior, da ABCOMM, ressalta a importância de o lojista considerar o volume de vendas em datas sazonais anteriores na definição do estoque para garantir a satisfação dos clientes e evitar crises na reputação do negócio.  

“Uma das piores coisas que podem acontecer com uma loja virtual é fazer uma venda e não ter o produto para entregar”, comenta. A demora nas entregas ou o cancelamento do pedido por falta de planejamento é um erro que pode gerar diversos problemas, sendo um dos principais uma crise de reputação com a quebra da confiança de um ou mais clientes.  

3 – Oferecer meios de pagamento eficientes 

Na hora de fazer compras, o cliente deseja encontrar ao seu dispor meios de pagamento que sejam convenientes e seguros. Oferecer opções variadas que atendam a esses critérios “reforça as ações promocionais em datas comemorativas porque acelera o processo de tomada de decisão do consumidor”, comenta Giraldi. 

Segundo os especialistas, oferecer o pagamento com cartão de crédito, por exemplo, aumenta a possibilidade de atrair diversos perfis de clientes, inclusive aqueles que optam por parcelar as compras.  

4 – Ajustar a operação à demanda 

Outra medida fundamental para garantir o sucesso das vendas em datas comemorativas é adequar a estrutura do negócio e de atendimento ao cliente para dar conta da demanda maior. 

“Às vezes, o lojista se aventura criando campanhas em função de datas sazonais, mas não leva em consideração a necessidade de ter uma estrutura maior  para cumprir prazos de entrega e atender clientes e fornecedores da melhor maneira possível”, explica o especialista da ABCOMM. 

Por Panorama  

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

mulher faz pagamento por aproximação com relógio inteligente

Pagamentos com cartões movimentam R$ 3,31 trilhões em 2022 

Indivíduo faz compra online de um casaco

Click to pay: comprar online será ainda mais rápido e seguro