Pagar compras online com cartões está cada vez mais prático no Brasil e, apesar de as transações remotas serem muito seguras, o consumidor deve tomar alguns cuidados.
7 dicas para fazer compras online com segurança
1 – Investigar se a empresa é confiável
Em primeiro lugar, o cliente deve verificar se o estabelecimento comercial em que deseja consumir é legal, isto é, se ele atua de acordo com todas as regras de funcionamento impostas pela Lei. Por exemplo, todas as lojas virtuais devem apresentar nos seus sites dados como razão social, CNPJ, endereço e telefone para contato. Na ausência dessas informações, a orientação é desconfiar do site.
Outra maneira de reforçar a pesquisa sobre a reputação de uma empresa é checar a pontuação delas em portais de avaliação como o Reclame Aqui e órgãos oficiais como o Procon, pois lá constam reclamações e denúncias sobre estabelecimentos que agiram com má-fé.
2 – Desconfiar de ofertas tentadoras
É importante que o consumidor desconfie de lojas virtuais que oferecem produtos ou serviços por preços muito abaixo do normal. Essas ofertas podem servir de isca para a aplicação de golpes e fraudes.
3 – Conferir se o site apresenta certificações digitais ou selos de segurança
Verificar a URL (endereço) do site dos estabelecimentos comerciais é uma etapa importante antes de comprar. Os sites geralmente começam com ‘https’ e não ‘http’ porque o ‘https’ conta com uma camada adicional de segurança que protege os dados pessoais do consumidor e impede que eles sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.
Além disso, se ao abrir um site de compras, um ícone de cadeado aparecer no navegador e, ao clicar nele, uma mensagem informar que “a conexão é segura”, esta é uma confirmação adicional de que informações pessoais e os dados do cartão do consumidor permanecerão privadas enquanto ele compra. Sites e apps (aplicativos) suspeitos geralmente não conseguem emitir esse tipo de certificação, pois o processo é muito seguro e envolve diversas checagens.
4 – Analisar a política dos sites e apps
Outra medida que ajuda a garantir a segurança é investigar se os sites e aplicativos das lojas são transparentes sobre como funciona o processo de compra, entrega, trocas e devoluções.
5- Fazer compras com cartão virtual
O cartão virtual é uma ferramenta que alguns emissores de cartão oferecem e que trazem para o consumidor a praticidade de fazer compras online registrando nas lojas dados temporários.
6 – Prestar atenção à fatura e à movimentação da conta
Estar atento ao registro das transações feitas nos cartões de crédito ajuda a identificar movimentações fraudulentas antes que elas sejam liquidadas e bloquear o cartão com problemas antes que os golpistas realizem novas transações.
7 – Evitar clicar em links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens antes de checar se a o estabelecimento é confiável
Não é recomendável acessar links de estabelecimentos desconhecidos ainda que sejam enviados por aplicativos de mensagens, pois, ao clicar neles, golpistas podem acessar remotamente o telefone celular das vítimas, bem como suas contas bancárias.
Para informar as pessoas sobre essas e outras medidas que reforçam a segurança das transações com cartões, evitando golpes, a Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, lançou uma campanha com videoaulas que estão disponíveis no YouTube.
Por Panorama