Em 4 de dezembro de 2024, a Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, realizou o primeiro Fórum de Segurança e Prevenção a Fraudes presencial em São Paulo. O evento reuniu especialistas em segurança em pagamentos de empresas associadas para debater o cenário de fraudes em cartões no Brasil.
“A essência da Abecs está nos comitês e na participação ativa de suas associadas, e a pauta segurança e prevenção a fraudes é prioridade para a diretoria. Exemplo disso é o desenvolvimento da base compartilhada de fraudes e do serviço de investigação e monitoramento de práticas irregulares, que visam aumentar a eficiência no setor”, frisou Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.
O cenário de fraudes em cartões no Brasil
Iniciativa da Abecs em 2024 para tangibilizar os números de fraude em cartões de débito, crédito e pré-pago no Brasil, o Monitor Abecs de Fraudes apresenta uma redução significativa no índice de fraudes, tanto nas transações com cartões presentes (chip e contacteless) como não presentes (e-commerce e assinaturas online), na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2024.
”As principais responsáveis pela redução nas fraudes em cartões nos últimos dois anos são: novas tecnologias como os cartões virtuais, o 3DS e a biometria; a diligência de emissores, credenciadores e estabelecimentos em relação à segurança das transações online; a migração de fraudes para transações via Pix; e a conscientização do consumidor por meio de comunicações massivas sobre como prevenir fraudes”, afirma Fidel Beraldi, diretor de Customer Compliance & Fraud da Mastercard Brasil e coordenador do Fórum de Segurança e Prevenção a Fraudes da Abecs
Autenticação: casos, avanços e oportunidades
O combate a fraudes em ambientes colaborativos no modelo de quatro partes deu a tônica do encontro. Mediado por Fábio Cegali, especialista em Fraude, Compliance e Segurança Cibernética e diretor executivo de Negócios da Nutech, o painel Autenticação recebeu Márcio Ávila Reis, head de Prevenção a Fraudes do BTG Pactual; Thaís Redondo, diretora de Pagamentos da iFood e membro do Merchant Risk Council (MRC); Ronaldo Trigo, diretor de Crédito e Prevenção a Fraudes do Brasil na Fiserv; e Reinaldo Santos, diretor de e-Payments da Lyra Brasil.
Em pauta, a evolução e os benefícios do 3DS pela perspectiva de emissores, credenciadores, provedores de soluções de pagamento e comércio. Juntos, eles enfatizaram a relevância do Normativo 31, proposto pelo grupo de trabalho 3DS da Abecs, para aplicação da autenticação via protocolo como uma autorregulação do mercado para coibir altos índices de fraudes nas transações com cartões não presente.
Tendências de fraude no Brasil
Para falar sobre a evolução das ferramentas tecnológicas em uso pelos fraudadores e os desafios do mundo corporativo no combate a fraudes, o painel Tendências de fraude no Brasil foi mediado por Gustavo Justi, gerente executivo de Prevenção a Fraudes da Elo, e recebeu Cassia Pinheiro, head of Risk Latam da Adyen; Márcio Dutra, gerente de Prevenção a Fraudes do Itaú e Rede; Helessandro Trajano, gerente de Riscos, PLD e Prevenção a Fraudes da Entrepay; e Marcelo Oliveira, gerente de Inteligência e Investigação da PicPay.
Os especialistas apontaram as tendências em monitoramento e detecção de fraudes na indústria de cartões para os próximos anos. Entre elas:
. o uso de ferramentas de autenticação multicamadas para identificar ações suspeitas por meio do 3DS;
. modelos de machine learning e IA para entender os padrões de comportamento dos fraudadores;
. o Data Only, tecnologia que pode contribuir para o banco de dados de bandeiras e emissores, otimizando a performance de autenticação;
. a colaboração e o compartilhamento de dados entre as empresas do setor e o comércio como um todo.
Casas de apostas no Brasil: atualizações e cenário futuro
O painel que encerrou o Fórum de Segurança e Prevenção a Fraudes contou com a presença de Marcio Malta, CEO da Sorte Online; Fernando Vasconcelos, advogado e DPO do Rei do Pitaco; Fidel Beraldi, da Mastercard Brasil; e mediação de Filipe Carmo, especialista sênior de Relações Governamentais da Mastercard Brasil.
O debate girou em torno da nova regulamentação do mercado de apostas esportivas e jogos online no Brasil, em vigor a partir de janeiro de 2025, que tem o objetivo de proteger os consumidores, fortalecer o mercado legal e aumentar a arrecadação de impostos. Os representantes de casas de apostas enfatizaram a importância das ações para conscientizar a população sobre o jogo responsável, além de mecanismos de inteligência para prevenir fraudes, lavagem de dinheiro e manipulação de resultados esportivos.
Outro ponto alto do painel Casas de apostas no Brasil foi a menção às tratativas que levaram a Abecs a antecipar a proibição de uso do cartão de crédito como meio de pagamento em apostas e jogos online nas chamadas “bets” no Brasil – uma decisão baseada na crescente preocupação do setor em torno da prevenção ao superendividamento da população e seus impactos no consumo em varejo e serviços.
Planos e desafios da Abecs para 2025
Para fechar o evento, o coordenador do Fórum de Segurança e Prevenção a Fraudes da Abecs, Fidel Beraldi, apresentou as iniciativas que nortearão as ações do grupo em 2025. Em destaque, a implementação e a adoção do Normativo nº 31 sobre autenticação 3DS, a implementação do banco de dados unificado de fraudes, o acordo de cooperação com a Polícia Federal para o combate a crimes financeiros, novas campanhas educativas e ações de comunicação, e o estreitamento da proximidade da Associação junto ao Banco Central.
Por Panorama