Ao fazer compras online ou cadastrar o cartão em aplicativos ou assinaturas digitais, o brasileiro está habituado a usar seu cartão de crédito. No entanto, o uso online do débito tem crescido mais que o do crédito: nos últimos cinco anos, esse crescimento foi de quase 500%.
Enquanto o cartão de crédito é apontado como o mais usado para transações online – segundo o relatório Assinaturas 2024, por exemplo, 64% das assinaturas digitais são pagas no crédito –, o cartão de débito vem conquistando espaço no ambiente online.
Devido a iniciativas que aprimoram o uso e a segurança dos pagamentos virtuais com o débito, o instrumento tem conquistado os consumidores virtuais. O débito online é exemplo disso: com jornada padronizada e regras de uso estabelecidas em grupo de trabalho da Abecs, que reuniu diversos players do setor, o produto hoje é mais amplamente aceito, tanto nos checkouts como nos hábitos do consumidor.
Com isso, o primeiro trimestre de 2024 registrou alta de 19% no valor transacionado online com o débito, na comparação anual, somando R$ 3,6 bilhões pagos. O crescimento foi ligeiramente superior ao apresentado no período pelo uso online do crédito, de 18,4%. Porém, tendo os últimos anos em perspectiva, a diferença é significativa.
Do primeiro trimestre de 2019 ao de 2024, o uso online do débito cresceu 454,7%, um incremento consideravelmente maior que o apresentado pelo uso online do crédito, de 208,5%.
“Nos últimos dois anos, a Abecs e suas associadas implementaram iniciativas para fortalecer o débito em canais remotos. Fizemos uma série de revisões no produto débito online e estamos observando resultados no curto prazo, até acima do esperado, o que é motivo para comemoração”, disse Giancarlo Greco, presidente da Abecs, em coletiva de imprensa que apresentou o balanço do setor neste início de 2024.
Por Panorama