No Brasil, além de oferecerem produtos e serviços a preços mais atrativos na Black Friday, que neste ano será no dia 25 de novembro, os varejistas costumam não se limitar apenas a uma data e trabalham com promoções durante todo o mês de novembro, período apelidado de “Black November”.
Em 2022, a Black Friday ocorre apenas cinco dias depois do início da Copa do Mundo e exatamente um mês antes do Natal. Com tantos eventos de peso incentivando o consumo dentro desse intervalo de tempo, é importante que o consumidor se prepare para fazer compras com consciência, aproveitando boas oportunidades de adquirir produtos e serviços com preços mais acessíveis, mas sem se endividar ou ficar sujeito a golpes.
Como fazer boas compras no Black November
1. Planejar os itens que deseja comprar
Antes de aproveitar os preços promocionais de produtos e serviços, é importante fazer uma lista com aquilo que se deseja adquirir. Diante de tantas promoções atrativas, limitar-se a comprar apenas o que foi planejado é um exercício de educação financeira que favorece a conquista de bens realmente desejados e evita o comprometimento do orçamento com compras feitas por impulso.
2. Pesquisar promoções em lojas virtuais e físicas
Outro passo que deve anteceder o momento da compra é a comparação de preços, já que os valores podem variar de acordo com o estabelecimento e se a compra é feita online ou na loja física.
Os mecanismos de busca e comparação de preço na internet são excelentes ferramentas para isso. Ao pesquisar por um produto, é possível filtrar os resultados a partir de várias informações, como faixa de preço, marca e condição (indica se o produto é novo ou usado).
Para encontrar os melhores preços nas lojas físicas, é possível acessar seus perfis em redes sociais ou, ainda, selecionar estabelecimentos para conferir as promoções de Black November pessoalmente.
3. Comparar o valor do frete em diferentes estabelecimentos
Com a alta demanda de entregas no Black November, o consumidor que deseja fazer boas compras deve pesquisar e comparar o valor do frete em diferentes locais.
Uma parcela considerável dos lojistas busca se diferenciar com preços mais competitivos ou até mesmo não cobrando o valor do frete. Logo, é possível considerar esse diferencial competitivo para aproveitar os preços promocionais dos produtos sem pagar mais caro pela entrega.
4. Prestar atenção às ofertas com preços muito abaixo do normal
A oferta de produtos e serviços a preços atrativos é uma característica comum no Black November, mas quando os valores estão muito abaixo do normal é necessário desconfiar, pois promoções extremamente tentadoras costumam ser uma estratégia para aplicar golpes.
Nas compras online, quando atraídas por esse tipo de oferta, as pessoas podem clicar em links que dão a golpistas acesso aos seus dados pessoais e financeiros.
Com relação às compras presenciais, além de fraude, os preços muito baixos podem indicar que o produto oferecido não é original ou, ainda, que está saindo de linha. Para não se arrepender depois, é indispensável que o consumidor investigue se o comércio está dentro da lei e se é transparente quanto aos produtos e serviços que vende.
5. Ter cuidado com descontos em vendas casadas
Ao pesquisar produtos e serviços, o cliente deve verificar se os preços promocionais se aplicam a itens que ele só pode comprar se levar outra coisa também. Ou seja, o estabelecimento condiciona a venda de um produto à venda de outro, o que é expressamente proibido pelo Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
6. Aproveitar os benefícios dos meios eletrônicos de pagamento
No Black November, vale aproveitar os benefícios que os meios de pagamento digitais oferecem, principalmente os cartões de crédito, de débito e pré-pagos, a começar pela segurança.
Comprar com cartões é uma forma eficiente de se proteger contra golpes já que a autorização das transações presenciais e remotas ocorre a partir de diversos critérios de confirmação de identidade. Ainda assim, quando casos de compras fraudulentas acontecem, existe a possibilidade de o portador do cartão reaver a quantia subtraída a depender da avaliação do emissor.
Além disso, é possível fazer compras internacionais, receber cashback e participar de programas de recompensa, que geram pontos que podem ser trocados por milhas aéreas, descontos, produtos e serviços, entre outros benefícios.
O consumidor também pode parcelar as compras no cartão de crédito sem pagar juros e garantir que o valor das parcelas permanecerá sempre o mesmo, cabendo em seu orçamento mensal. Para comprar com consciência, outra dica é sempre conferir o saldo da fatura e o valor das parcelas futuras por meio do aplicativo do cartão.
Por Panorama