Com a digitalização do consumo, o e-commerce é uma modalidade de compra cada vez mais adotada – só no primeiro semestre de 2024, o faturamento do comércio online cresceu mais de 18%, segundo a NIQ Ebit. Dentre os instrumentos oferecidos no checkout de aplicativos e lojas online, o cartão se destaca pela praticidade e pela segurança, o que faz com que o volume movimentado em cartões em compras remotas cresça a cada trimestre: de julho a setembro de 2024, o aumento foi de 15,8%, segundo dados da Abecs.
Pensando na segurança dessas transações, as empresas de cartão são unânimes em recomendar o uso do cartão virtual, que minimiza os riscos de fraude por substituir os dados sensíveis do cartão físico, como número, data de validade e código de verificação, por números de uso temporário.
“Os cartões virtuais são ideais para as compras online, pois protegem o portador de eventuais vazamentos de dados”, frisa José Luiz Santana, head de Segurança Digital no C6 Bank.
Mas o que exatamente é um cartão virtual, como ele pode ser utilizado com eficiência e quais vantagens em segurança e conveniência ele oferece ao portador? Esta matéria aborda as principais questões acerca do uso da solução nos pagamentos digitais. Confira!
O que é o cartão virtual?
O cartão virtual é uma versão digital de um cartão de crédito ou débito tradicional, criado para ser utilizado exclusivamente em compras online. Ele possui um número, uma data de validade e um código de segurança (chamado de CVC,CVV ou CVE), porém variáveis, e não fixos como no cartão físico. O cartão virtual é gerado no aplicativo do emissor ou plataforma de pagamento e só deve ser utilizado para transações online.
Ao realizar uma compra com o cartão virtual, o portador não expõe o número do seu cartão físico, o que diminui significativamente os riscos de fraude por vazamento de dados. Além disso, é possível gerar cartões virtuais temporários, para transações específicas e/ou com limites pré-estabelecidos, proporcionando maior controle e segurança para o consumidor.
Como usar o cartão virtual?
Usar um cartão virtual é simples: o primeiro passo é gerar o cartão no aplicativo do emissor, que cria “novos” número, data de validade e código de verificação (ou modifica apenas uma ou duas dessas informações). Uma vez exibidos na tela do app, esses dados estão prontos para serem inseridos no checkout de uma transação online.
A principal vantagem do cartão virtual é que os novos dados criados valem somente para uma transação ou um período determinado. Como não poderão ser usados em outra compra, esses dados deixam de ser alvo de fraudadores.
Outro benefício importante do cartão virtual é a flexibilidade.Ele pode ser criado com limite específico, diferente do cartão original, e com validade, por exemplo, somente para compras nacionais, mesmo que o plástico seja um cartão internacional.
Como o cartão virtual deixa os pagamentos mais seguros?
Isso acontece devido à tokenização.
“Tokenização é um processo em que os dados genuínos do cartão são substituídos por outra informação, conhecida como token. O que é utilizado durante a validação da transação e armazenado pelas instituições e partes que participam da transação é o token, e não os dados do cartão”, explica Ulisses Okamoto, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.
“Como o token só tem validade para aquela transação específica, mesmo que seja interceptado, ele não vai ter uso posterior em nenhuma outra situação. Com isso, a tokenização previne contra um dos principais desafios que existem hoje de segurança no mercado de cartões, que é o vazamento de dados”, completa Okamoto.
Adotar boas práticas ao utilizar o cartão virtual proporciona ainda mais segurança ao consumidor. É importante garantir que o dispositivo no qual o cartão é gerado esteja seguro, o que inclui:
. uso de senhas fortes
. uso de biometria
. autenticação em dois fatores, sempre que disponível
Outro cuidado é o monitoramento frequente do extrato do cartão e o contato com o emissor do cartão em caso de qualquer movimentação suspeita, para bloquear ou cancelar o número gerado.
Como o cartão virtual pode ajudar na gestão financeira?
O uso do cartão virtual também oferece mais controle sobre os gastos, pois, com ele, é possível definir um limite de valor para cada compra ou configurar o cartão para ser utilizado apenas em determinadas situações. Isso reduz a possibilidade de despesas imprevistas e é útil para quem deseja manter um orçamento mais rigoroso.
Por Panorama