Os brasileiros realizam, em média, mais de 100 milhões de pagamentos com cartões de crédito e débito por dia, sendo que a grande maioria deles ocorre presencialmente, ou seja, com o uso dos cartões diretamente nas maquininhas. A segurança do sistema é um dos principais fatores que possibilitam o alto volume de transações, mas, mesmo assim, o consumidor deve ficar atento para evitar possíveis golpes no momento da compra.
Atualmente, o pagamento com cartão, seja por aproximação, seja com a leitura do chip, ocorre em questão de segundos. Para evitar contratempos, antes de pagar, é muito importante estar atento a comportamentos suspeitos e sempre conferir o valor na máquina antes de confirmar o pagamento.
Dicas para evitar golpes em compras presenciais
1. Não entregar o cartão
Na hora de pagar, se for necessário aproximar ou inserir o cartão na maquininha, o recomendado é que o consumidor faça isso, não o vendedor ou funcionário da loja. Dessa forma, o usuário terá certeza de que seu cartão não foi trocado em algum momento.
O cartão é de uso intransferível e contém dados sensíveis, como nome, número, data de validade e código de verificação, que servem para garantir a autenticidade das transações. Por essa razão, é importante não perdê-lo de vista e, preferencialmente, não entregá-lo a outras pessoas.
2. Manter a senha do cartão secreta
A desatenção na hora do pagamento pode fazer também com que o consumidor compartilhe a sua senha do cartão sem perceber. Por isso, na hora de digitá-la na maquininha, é importante ter certeza de que ninguém está olhando. É recomendado também que o usuário memorize sua senha, evitando guardá-la escrita na carteira, na bolsa ou no celular, além de nunca compartilhá-la com outras pessoas.
3. Conferir o valor da transação
Um dos momentos em que as pessoas mais se tornam suscetíveis a golpes com o cartão em compras presenciais é a hora de digitar a senha, pois nem sempre elas conferem no visor da maquininha se o valor da transação está correto. Percebendo essa desatenção, os golpistas digitam um valor superior e a transação é concluída sem que as vítimas sequer percebam.
Em outra situação, a pessoa pode não conseguir enxergar o valor da transação no visor porque ele está embaçado ou com outro tipo de defeito. Essa também é uma estratégia usada por criminosos para autorizar valores muito superiores ao informado ao cliente. Nesses casos, o consumidor não deve finalizar o pagamento.
Cartões de crédito, débito e pré-pagos são instrumentos seguros, que protegem os dados de seus portadores. Contudo, ao usá-los, o consumidor deve ter atenção ao valor sendo cobrado antes de concluir suas compras e evitar que suas informações pessoais sejam compartilhadas por descuido.
Por Panorama