in , ,

Dicas para aumentar o volume de vendas no Natal

mulher carrega presentes de natal
Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

O Natal de 2022 poderá levar aproximadamente 119 milhões de pessoas às compras e movimentar R$ 66,6 bilhões na economia. As estimativas são do levantamento “Intenção de compras para o Natal de 2022”, realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com SPC Brasil e Sebrae.

A data, em conjunto com o Dia das Crianças, em outubro, e a Black Friday, em novembro, contribui para que o último trimestre de 2022 tenha uma sazonalidade mais forte que os demais. Consequentemente, o consumidor faz mais compras, aquecendo o comércio e o setor de serviços. “No final do ano, as pessoas estão mais dispostas a fazer investimentos e comprar presentes”, afirma Alexandre Giraldi, consultor do Sebrae São Paulo.

Para aproveitar essa prediposição do brasileiro ao consumo e o volume mais intenso de compras da temporada, aumentando o número de vendas, o especialista faz uma série de recomendações para o varejo físico e eletrônico.

1 – Ambiente de compra

Uma das medidas centrais para atrair clientes é tornar o ambiente de compra “mais agradável e estimulante” para eles. Isso envolve um bom atendimento, preços competitivos e um processo de pagamento descomplicado.

A orientação não é válida apenas para as lojas físicas, já que no comércio eletrônico os cuidados com o visual e com a disponibilidade das informações é ainda mais importante. De acordo com Giraldi, ao fazer compras online, o cliente está em uma jornada de autoatendimento, ou seja, não conta com o auxílio de atendentes para escolher produtos ou finalizar a compra no caixa.

Em vista disso, o momento da finalização de uma venda remota também deve ser pensado com cuidado para não frustrar a experiência do consumidor a ponto de ele abandonar o carrinho. Com o aumento no fluxo de pessoas fazendo compras online, portanto, é indispensável fazer o dimensionamento do checkout para poder atendê-las com qualidade.

“O checkout de uma loja física ou virtual costuma ser um dos pontos de maior índice de reclamação porque o cliente passa um bom tempo fazendo a escolha dos produtos mas, a partir do momento em que ele fez essa escolha, quer velocidade para poder sair porque o problema dele (a escolha do que levar) já foi resolvido”, afirma o consultor.

2 – Atendimento

Para ter bons resultados com as vendas, também é fundamental contar com colaboradores treinados para prestar um atendimento eficaz, isto é, que seja considerado satisfatório pelo consumidor e que resulte no aumento do tíquete médio de cada cliente.

Duas estratégias que o especialista recomenda para atingir esse propósito são o cross selling e o up selling. Na primeira, a equipe oferece um produto ou serviço complementar a algo que o consumidor já decidiu adquirir, enquanto na segunda metodologia o objetivo é levá-lo a adquirir uma versão melhorada do que deseja comprar.

No varejo eletrônico, também deve ficar claro para o cliente quais são as opções de combinações de produtos que podem ser adquiridos juntos, em combos. “Fazendo essas associações e criando kits a loja tem a chance de aumentar o tíquete médio do cliente reduzindo o custo de captação e aumentando a lucratividade”, comenta Giraldi.

3 – Formas de pagamento

O varejo também deve trabalhar com uma oferta ampla de formas de pagamento pelas compras, o que “facilita muito a vida do cliente na hora de tomar a decisão de comprar”.

Dar ao consumidor a opção de parcelamento no cartão de crédito sem juros, por exemplo, é fundamental. O estudo da CNDL aponta que 47% dos brasileiros entrevistados devem parcelar suas compras neste final de ano e 45% devem escolher o cartão de cartão de crédito para isso.

Giraldi afirma que a escolha do cartão de crédito permanecerá entre as principais formas de pagamento escolhidas porque a ferramenta ajuda o cliente a não imobilizar seu capital e ainda conta com outros benefícios, como “programas de pontuação que podem ser revertidos de acordo com seu interesse”.

Por Panorama

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
Whatsapp
LinkedIn

Qual sua opinião sobre assunto?

Homem faz compras online com cartões

Cresce volume de compras online com cartões

mulher recebe pagamento com cartão por aproximação

Pagamentos com cartão por aproximação representam 40% das compras presenciais