O pagamento da tarifa do pedágio por aproximação com cartões de crédito e débito está cada vez mais presente na rotina de quem dirige pelo Brasil. A nova modalidade vem transformando as viagens por rodovias federais e estaduais já que hoje, em boa parte delas, não é mais necessário sacar dinheiro ou contar moedas antes de pegar a estrada.
Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido da Abecs, associação que representa as empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento, 88% dos usuários que já pagaram pedágio com cartão de crédito ou débito por aproximação consideram a experiência positiva. De acordo com Julio Ramos, diretor executivo de Soluções na Visa do Brasil e coordenador da Comissão de Transportes Urbanos da Abecs, “para os motoristas e usuários em geral, trata-se de mais um meio de pagamento possível dentro do menu de possibilidades, mas é um método rápido, seguro, bastante conveniente e que economiza tempo de espera”.
Da perspectiva das concessionárias e dos funcionários que atuam nas cabines de pedágio, além de evitar filas longas, os pagamentos com cartões contactless reduzem a necessidade de troco e do manuseio de cédulas e moedas. Quanto mais pessoas fazem pagamentos com cartões, a necessidade de trocar dinheiro nas cabines diminui, o que também resulta na redução do tempo de espera do motorista.
Rodovias que aceitam cartão por aproximação
Atualmente, já é possível pagar o pedágio com cartão de crédito ou débito por aproximação em trechos de rodovias de oito Estados brasileiros, administrados por diferentes concessionárias.
– Arteris (somente débito): mais de 15 rodovias estaduais e federais administradas por sete concessionárias em diferentes Estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Entre os trechos de concessão mais importantes estão a Rodovia Régis Bittencourt e a Fernão Dias.
– CCR RioSP: trechos de três rodovias federais são administrados pela concessionária (Rio de Janeiro). A Presidente Dutra, que atravessa os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, está entre elas.
– EcoRodovias: mais de dez rodovias estaduais e federais administradas pelas concessionárias do grupo no País (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná). Estão na lista importantes rodovias, como o Sistema Anchieta-Imigrantes e o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, em São Paulo.
– Lamsa: Linha Amarela (Rio de Janeiro).
– Rota das Bandeiras: trechos de quatro rodovias estaduais estão sob concessão, com destaque para a Dom Pedro I (São Paulo).
– Via Rio: Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves – Transolímpica (Rio de Janeiro).
Como funciona
Para pagar a tarifa com cartão por aproximação, motoristas e motociclistas devem procurar as cabines de pagamento semiautomático nas praças de pedágio, pois apenas estas disponibilizam terminais próprios para isso.
O contato com o atendente das cabines é reduzido, mas ainda é necessário. Ele é responsável por inserir o valor da tarifa nos terminais de pagamento, que pode ser diferente de acordo com o tipo e a quantidade de eixos de cada veículo.
De modo geral, as concessionárias aceitam tanto o cartão de crédito quanto o cartão de débito, com exceção das praças de pedágio administradas pela Arteris, que aceitam apenas a segunda opção.
Além do cartão, o usuário pode pagar por aproximação com celular, relógio, pulseira, entre outros dispositivos compatíveis com a tecnologia. Como o valor das tarifas está abaixo do limite para pagamento sem necessidade de senha, basta aproximar e aguardar a cancela abrir.
Expansão
Das 16 rodovias federais administradas por concessionárias em onze Estados brasileiros, 14 possuem praças de pedágio que aceitam pagamento por aproximação com cartões.
É um objetivo do setor de meios eletrônicos de pagamento expandir essa possibilidade para todos os Estados.
Para que isso aconteça, Ramos enfatiza a importância da renovação dos contratos de concessão mais rodovias, pois as concessionárias são responsáveis pelo investimento e pela manutenção das estradas, o que interfere diretamente na adesão dos terminais próprios para pagamentos por aproximação nas praças de pedágio.
Por Panorama