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Pagamentos digitais no transporte público: próximos passos  

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Por Julio Ramos*

A adesão aos pagamentos digitais no transporte público emerge como um pilar fundamental na transformação da mobilidade urbana. Neste contexto, a América Latina e o Caribe se destacam, com uma adoção significativa que reflete tanto o potencial quanto os desafios enfrentados pelo setor. Dados de uma pesquisa da Visa, divulgados recentemente, nos ajudam a examinar como os pagamentos digitais estão redefinindo as dinâmicas do transporte público na região. 

Com mais de 80% da população em países como Peru, Colômbia, Brasil e Chile utilizando transporte público, a necessidade de sistemas de pagamento eficientes e inclusivos nunca foi tão evidente. A tecnologia que está presente em 44 sistemas de transporte e 22 cidades, processando cerca de 30 milhões de transações por ano, ilustra a crescente preferência por pagamentos sem contato. 

Ainda assim, a mesma pesquisa revela um contraste marcante: enquanto 94% dos usuários de transporte público já esperam poder realizar pagamentos por aproximação, 83% das empresas de transporte ainda não têm planos para implementar essa tecnologia na mobilidade urbana. Esse descompasso sublinha a urgência de superar barreiras para a adoção da tecnologia contactless, incluindo infraestrutura, segurança de dados e regulamentações claras. Para superar esses desafios é imperativo um esforço coletivo e coordenado de todos os agentes envolvidos.  

No que corresponde ao nosso país, acredito que a Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, tem um papel importante na educação e na construção de uma compreensão sólida dos benefícios dessa mudança. Por meio da publicação de relatórios, da realização de palestras e treinamentos, entre outras ações, podemos desmistificar concepções errôneas e destacar as inúmeras vantagens que os pagamentos digitais nos meios de transporte público oferecem. 

O poder público e os operadores de transporte poderiam trabalhar juntos para garantir a implementação da infraestrutura necessária para a aceitação dessas novas formas de pagamento digitais. Uma vez implantada, a indústria de pagamentos deve colaborar para promover uma ampla conscientização, não apenas entre os passageiros, mas também entre os operadores de transporte, sobre como utilizar esses métodos de pagamento de forma eficaz. 

Avançar nessa modalidade de pagamento tem um impacto profundo não apenas na conveniência e segurança percebidas pelos usuários, mas também no fortalecimento das economias locais, com o aumento das transações realizadas pelas pessoas. Em cidades como Rio de Janeiro, Cidade da Guatemala e San José, foi identificado um aumento de aproximadamente 10% nas transações de passageiros após a adoção dessa tecnologia contacltess no transporte público. Metade desse incremento é atribuída diretamente às Transações de Transporte de Massa (MTT), ao passo que a metade restante foi um efeito halo de transações feitas em outros estabelecimentos comerciais, próximos aos terminais de transporte público.   

Os pagamentos digitais no transporte público representam uma oportunidade para melhorar a mobilidade urbana, promover a inclusão financeira e contribuir para cidades mais sustentáveis. A colaboração entre operadores de transporte, tecnólogos, autoridades locais e o setor financeiro é central para realizar essa visão. À medida que avançamos, o compromisso com a inovação e a adaptação às necessidades dos usuários será fundamental para desbloquear o pleno potencial dos pagamentos digitais na transformação da mobilidade urbana. 

Este conteúdo reflete a opinião do autor, não necessariamente a opinião do portal

Julio Ramos
* Julio Ramos é head do Lab-Garage da Visa do Brasil
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