O CMEP, Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, terá sua 16ª edição nos dias 28 e 29 de março no Teatro Santander, em São Paulo. Serão dois dias de debates sobre assuntos oportunos a quem, de alguma forma, se interessa por esse mercado. O futuro do setor, com seus avanços em segurança, experiência do consumidor e novos modelos e usos, norteia grande parte dos debates, ao lado de temas sempre pertinentes, como economia e inclusão financeira.
O evento é realizado anualmente pela Abecs e reúne as principais empresas e especialistas do setor, do Brasil e de outros países, além de formadores de opinião e representantes do órgão regular dos pagamentos eletrônicos, o Banco Central.
28 de março, terça-feira
De acordo com a programação do evento, no primeiro dia a Abecs apresenta sua agenda positiva para o setor em 2023, consolidando as iniciativas e os projetos que devem pautar a evolução da indústria de meios eletrônicos de pagamento pelos próximos anos. Ainda pela manhã, Ana Paula Vescovi, economista-chefe do Santander Brasil, apresenta o panorama e as expectativas do mercado para este novo ciclo político e econômico que se iniciou em 2023.
Edlayne Burr (Accenture) e Leonardo Linares (Mastercard) debatem as tendências que devem moldar os próximos anos das transações eletrônicas, em uma realidade cada vez mais digital, imersiva e centrada na experiência do consumidor. Os novos modelos capazes de expandir e trazer mais eficiência ao mercado são tema do debate que reúne Giancarlo Greco (Elo), Raul Moreira (Banco Original) e Rodrigo Afonso (Banco do Brasil). E as oportunidades representadas pelo Real Digital serão apresentadas pelo próprio coordenador do projeto da moeda virtual brasileira no Banco Central, o economista Fabio Araujo.
E como a experiência do cliente é cada vez mais decisiva para o desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos, o tema não poderia ficar de fora. Estanislau Bassols (Cielo), Fernando Amaral (Visa), Marcelo Tangioni (Mastercard) e Marcos Valério Tescarolo (Bradesco Cartões) debatem a evolução da UX e seus novos contornos.
29 de março, quarta-feira
A digitalização do consumidor ganha uma sessão especial no segundo dia de evento, 29/03, no painel de Oscar Pettezzoni (Visa). Ainda olhando para o futuro próximo, o 16o CMEP debate as oportunidades que as criptomoedas trazem aos pagamentos eletrônicos (com Jonathan Anastasia, da Mastercard) e o futuro da adquirência, com Cassio Schmitt (Getnet) e Thais Fischberg (Adyen).
Ainda no segundo dia, Duda Bastos, da Meta, sobe ao palco do CMEP para falar sobre o poder do business messaging na jornada de consumo. E Raul Moreira (Original) apresenta as oportunidades de evolução do modelo de quatro partes do mercado de cartões para novos nichos e segmentos.
E o evento também está atento às agendas cotidianas, como segurança e sustentabilidade. Eduardo Falk (Caixa Econômica Federal), Felipe Maffei (Elo) e Rodrigo Afonso (Banco do Brasil) abordam a inclusão financeira na prática, agregando tecnologia, empreendedorismo e transformação digital. Luciana Nicola (Itaú) debate as particularidades da agenda ESG aplicada à indústria de meios eletrônicos de pagamento. E a cyber segurança, que não para de evoluir, é o tema do painel de Michael Jabbara (Visa).
Realizado novamente de forma 100% presencial, depois de duas edições virtuais por conta do isolamento social, o CMEP vai além dos debates no palco, reunindo figuras importantes do setor em torno de trocas informais, networking e oportunidades de negócios.
Por Panorama
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