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Cresce o uso dos cartões no varejo e em serviços

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Com a estabilização dos efeitos da pandemia de Covid-19, o crescimento do varejo e do setor de serviços no Brasil começa a ter índices expressivos novamente em 2022, principalmente em relação à indústria de meios eletrônicos de pagamento.

De acordo com dados do setor referentes ao primeiro semestre do ano, divulgados pela Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, a adoção dos cartões continua em crescimento nas duas áreas.

A justificativa para as altas está diretamente relacionada ao retorno da mobilidade social à normalidade, com o brasileiro voltando a circular e a consumir presencialmente, e à adaptação das pessoas a novos hábitos de consumo, tanto de maneira presencial quanto online.

Crescimento dos cartões no varejo

Em um comparativo entre os primeiros semestres dos anos de 2021 e 2022, a adoção de pagamentos eletrônicos no comércio se manteve em crescimento com uma alta interanual sempre superior a 20%.

No que diz respeito ao primeiro semestre de 2022, os números são ainda mais expressivos, já que a alta se manteve acima de 25% para todos os meses, com destaque para fevereiro, março e abril.

Entre os segmentos em que o cartão teve crescimento mais acentuado no varejo estão os de tecidos, vestuário e calçados (+56,7%), varejo alimentício (+31,8%), artigos domésticos e uso pessoal (+26,7%), e artigos farmacêuticos e médicos de modo geral (+25,3%).

Com os brasileiros em casa nos períodos mais críticos da pandemia, o número de pessoas que pararam de fazer compras presencialmente em lojas ou mercados diminuiu significativamente.

Por outro lado, o e-commerce ganhou força para se desenvolver diante da crise econômica. Aos poucos, as pessoas desenvolveram ou ampliaram o hábito de realizar compras online, fazendo pagamentos com cartões em compras desde comida a roupas, sapatos e remédios. Dos três tipos de cartão (crédito, débito e pré-pago), o de crédito e o pré-pago se destacaram em comparação ao primeiro semestre de 2021, com altas de 33,8% e 66,6% no volume transacionado, respectivamente. De acordo com a Abecs, as compras remotas com cartões cresceram 32,7% em comparação com o primeiro semestre de 2021.

Somada a esse desenvolvimento acelerado do e-commerce, a tecnologia NFC (do inglês, Near Field Communication) ganhou espaço nos hábitos de consumo dos brasileiros. A adoção dos pagamentos por aproximação se reflete em um crescimento de 344,5% nos primeiros seis meses de 2022, percentual que leva a Abecs a estimar que ainda neste ano 50% do valor movimentado presencialmente em cartões corresponderá a essa modalidade.

Alta no setor de serviços

No setor de serviços, a adoção dos meios eletrônicos de pagamento é ainda mais expressiva, principalmente considerando o primeiro semestre do ano de 2022, em que a alta foi superior a 30% para todos os meses.

Entre as atividades em que o pagamento com cartões é mais proeminente estão: turismo e entretenimento (+106,4%), pedágios e estacionamentos (+64,2%), bares e restaurantes (+61,5%), e educação (+54,2%).

A mobilidade urbana interfere diretamente nesse crescimento. Como as pessoas estão se sentindo mais à vontade para sair de casa e viajar, a expansão dos setores relacionados à recepção e ao entretenimento do grande público era esperada. Nesse contexto, observa-se uma ligação intrínseca entre a alta no turismo e nos setores de pedágios, estacionamentos, bares e restaurantes.

Em contrapartida, a alta nos pagamentos eletrônicos com relação ao segmento da educação também desponta. Segundo Rogério Panca, presidente da Abecs, este é “um setor em que o uso do cartão cresceu muito e tem muito espaço para crescer”.

 Por Panorama

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