Terminou ontem, 29/3, o 16ᵒ Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, evento realizado pela Abecs, associação que representa as empresas do setor. O congresso reuniu profissionais desse mercado, além de formadores de opinião e interessados nas soluções em pagamentos digitais que devem ser implementadas nos próximos anos.
Enquanto no dia 28 os debates enfatizaram a agenda da Abecs e considerações sobre o futuro do setor, o segundo dia de evento concentrou suas discussões nos desdobramentos da digitalização dos pagamentos.
Inclusão e tecnologia
A inclusão financeira esteve presente em diversos debates.
Eduardo Falk (Caixa Econômica Federal), Felipe Maffei (Elo) e Rodrigo Afonso (Banco do Brasil) falaram de diferentes ações para democratizar o acesso a soluções financeiras digitais Brasil afora, com sua realidade social tão diversa. “Investir em clareza é fundamental para garantir a qualquer brasileiro um acesso maior, mais democrático e com melhor eficiência à nossa indústria”, afirmou Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs e moderador dessa conversa.
No painel “Agenda ESG na indústria de meios eletrônicos de pagamento”, a inclusão permaneceu em pauta na fala de Luciana Nicola (Itaú). De acordo com a especialista, as empresas do setor devem evidenciar quais práticas de educação financeira vêm desenvolvendo, e enfatizou que as ações de conscientização precisam dialogar com comportamentos e necessidades dos consumidores – também tão diversos pelo território nacional.
O modo como as pessoas se relacionam com ecossistemas de pagamentos digitais continuou em destaque ao longo do dia, em conversas voltadas à tecnologia: enquanto Duda Bastos (Meta) abordou oportunidades que o metaverso proporciona ao mercado, Jonathan Anastasia (Mastercard) ressaltou a importância em oferecer ao cliente todas as possibilidades de pagamentos eletrônicos, inclusive em criptomoedas, para que ele tenha escolha e conveniência em suas transações.
A segurança de pagamentos cada vez mais digitais foi tema do painel “A evolução de cyber security na indústria de meios eletrônicos de pagamento”, conduzido por Michael Jabbara (Visa), uma das presenças internacionais no evento, ao lado de Anastasia.
Transformações e novos negócios
Os desafios trazidos pela pandemia resultaram na evolução dos pagamentos eletrônicos no varejo. O momento atual é de aperfeiçoamento da jornada digital e de suas necessárias transformações nos pagamentos, em especial no setor de adquirência. Os desafios para simplificar as transações e aumentar a conversão de vendas foram tema da conversa entre Carlos Eduardo Domingues Alves (Cielo), Mayra Borges (Getnet) e Thais Fischberg (Adyen).
Raul Moreira (Original) complementou o debate sobre o futuro da adquirência abordando novos modelos de atuação, capazes de expandir ainda mais o alcance dos meios eletrônicos de pagamento.
“Temos vários diferenciais competitivos no ecossistema de cartões, mas queremos aumentar a competitividade a partir do que podemos aproveitar de outros arranjos”, afirmou Moreira, que integra o Conselho Administrativo da Abecs. Entre os campos mapeados pelo setor para um maior volume financeiro estão os segmentos de educação, saúde e atividades imobiliárias.
Para encerrar os painéis do 16o CMEP, Fabio Araujo, coordenador do projeto do real digital no Banco Central comentou, em presença virtual, expectativas e oportunidades que serão viabilizadas com a digitalização da moeda brasileira, como pagamentos de atacado, pagamentos instantâneos e o fomento a novos modelos de negócios.
Por Panorama
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