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Payvoice, aplicativo que lê “em voz alta” valor de compras com cartão, ganha versão aperfeiçoada 

pessoa faz pagamento com o aplicativo Payvoice ao aproximar celular do terminal de pagamento
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Representado pela Abecs, o setor de meios eletrônicos de pagamento se esforça continuamente para tornar as transações com cartão convenientes e seguras para todos os usuários. O Payvoice é resultado desse esforço: o aplicativo “lê” o valor da compra no visor da maquininha, possibilitando que o consumidor de baixa visão confira a transação antes de concluí-la.  

Para seguir proporcionando ótima usabilidade, o Payvoice acaba de ser aperfeiçoado. Em sua nova versão, o aplicativo consegue captar a informação do valor de qualquer ângulo e em qualquer tipo de visor. 

Para Michael Santos, um dos desenvolvedores responsáveis pelo aperfeiçoamento da ferramenta, a pessoa com deficiência visual tem a tecnologia como aliada para um dia a dia autônomo. Nesse sentido, o pagamento eletrônico já é em si uma facilidade. “Mas a conclusão da compra pode ser um desafio, porque é preciso confiar que o lojista inseriu o valor correto”, diz. “Ao informar o valor que está aparecendo no terminal de pagamento, o Payvoice ajuda o usuário com baixa visão a se sentir mais confiante. Além do pagamento por aproximação, que em muitos casos dispensa a digitação da senha, agora podemos contar com essa solução complementar.”  

Prático e seguro

Uma vez instalado no smartphone do usuário, o Payvoice funciona de maneira bastante simples. Na hora de pagar com cartão, o consumidor só precisa abrir o aplicativo e apontar a tela do seu telefone para o visor do terminal de pagamento. A ferramenta, então, lê em voz alta, por meio de um sintetizador de voz, o valor que aparece no visor.  

A tecnologia de reconhecimento óptico do Payvoice (OCR, do inglês optical character recognition) foi desenvolvida para capturar com alta qualidade a imagem de praticamente qualquer posição. “Como o usuário é uma pessoa de baixa ou nenhuma visão, ele não tem como saber se está apontando o celular exatamente para o centro do visor. Por isso, a tecnologia garante que a informação será lida independentemente do ângulo”, explica Jonathan, irmão de Michael e seu parceiro no desenvolvimento do aplicativo.  

Outra conveniência do Payvoice é o funcionamento offline, que torna o recurso ainda mais prático e seguro. Sem conexão com a internet durante o uso, os dados do usuário e da transação não podem ser hackeados nem compartilhados online. 

Autonomia e tranquilidade

Michael e Jonathan, ambos com baixa visão, já viveram muitas das situações que querem evitar com as tecnologias que desenvolvem. Não foram poucos os desconfortos na hora de fazer um pagamento, eles relatam, mas o pior foi em uma corrida de táxi que custou 18 reais. “O motorista percebeu que eu não enxergava e digitou na maquininha 800 reais. Foi o que eu acabei pagando pelo trajeto. Mesmo reavendo o valor, é muito ruim saber que se está tão vulnerável e que situações como essa podem voltar a acontecer”, conta Jonathan.  

Não ter a certeza de que pagaria o valor correto por suas compras limitava também a liberdade de Michael como consumidor. Sem uma ferramenta como o Payvoice, ele se sentia obrigado a frequentar apenas estabelecimentos de confiança, com receio de conhecer lugares novos.  

“O desconforto ao fazer compras no mercado ou pegar um táxi faz parte do nosso dia a dia, então o Payvoice traz autonomia e tranquilidade para a nossa experiência de compra”, comenta o desenvolvedor. 

Onde encontrar

O Payvoice é um recurso gratuito e já está disponível para download no Google Play, loja de aplicativos compatíveis com o sistema Android. A versão para iOS, da Apple, está em desenvolvimento e será disponibilizada em breve. 

Por Panorama

QR Code para download do aplicativo Payvoice

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