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CMEP debate inovação e expansão dos meios eletrônicos de pagamento

Giancarlo Greco, presidente da Abecs
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Pela 16a vez, a Abecs, entidade que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, reuniu profissionais do mercado em torno do CMEP, o Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento.

Ao abrir o evento, Rogério Panca (Santander) reforçou o papel da Abecs como “fomentadora de iniciativas voltadas ao crescimento dessa indústria – afinal, esse é o objetivo que une as empresas associadas em torno de uma construção coletiva”.

À frente da gestão da entidade no último ano, Panca fez uma simbólica passagem de bastão da presidência a Giancarlo Greco (Elo), que assume a Abecs junto a um novo Conselho Administrativo, eleito recentemente.

Greco destacou a importância da inovação, atributo indispensável aos pagamentos eletrônicos, assegurando que o tema terá destaque nos debates e iniciativas de sua gestão. “É necessário se adaptar às transformações nos hábitos do consumidor e atender aos critérios do sistema regulatório, oferecendo soluções inovadoras enquanto conscientizamos quanto à segurança, à conveniência e ao controle que os meios eletrônicos de pagamento trazem. Essa é nossa missão”, afirmou.

Rogério Panca (Santander) passa a presidência da Abecs a Giancarlo Greco (Elo)
(Imagem: Portal Panorama)

Agenda e iniciativas do setor

Além da inovação, a busca por uniformização e padronização de processos deve nortear os projetos nos próximos anos. Foi sobre essa agenda para o setor que debateram Greco e Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs, destacando a universalização de soluções como fundamental para a expansão do uso de meios eletrônicos de pagamento.

“Investimos em soluções comuns, que todos os players sejam capazes de entender e aplicar, para, assim, continuar desenvolvendo a indústria e tornando-a cada vez mais eficiente”, argumentou Vieira.

Entre os projetos mais maduros estão o BR Code, o click to pay e o débito sem senha, todos com foco em melhorar a jornada do consumidor. Eles ilustraram as falas de Estanislau Bassols (Cielo), Fernando Amaral (Visa), Marcelo Tangioni (Mastercard) e Marcos Valerio Tescarolo (Bradesco) acerca da “Evolução da experiência do cliente”. Outras iniciativas, como o parcelamento sem juros e o “D+0”, que reduz o prazo de liquidação de transações no débito, estiveram em debate em “Novos modelos e eficiência”, com Greco, Raul Moreira (Original) e Rodrigo Afonso (Banco do Brasil).

E como as oportunidades de crescimento estão atreladas, também, ao cenário macroeconômico, esse foi o tema da apresentação feita pela economista Ana Paula Vescovi (Santander).

Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo, e Giancarlo Greco, presidente da Abecs (Imagem: Panorama Abecs)

Olhares sobre o futuro

Experiência globais, tendências e novos comportamentos, do varejo e do consumidor, enriqueceram o debate sobre o futuro dos pagamentos eletrônicos, que ficou por conta de Edlayne Altheman Burr (Accenture) e Leonardo Linares (Mastercard).  

Oscar Pettezzoni e Lucia Chaves, da Visa, também lançaram luz sobre o futuro dos pagamentos, com o olhar voltado à digitalização do consumidor, hoje bastante bem informado e exigente, que tem exigido das empresas cada vez mais maturidade digital.

Por Panorama

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