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Padronização do débito online deve impulsionar modalidade de pagamento 

Homem branco sentado em um sofá, com um telefone e um cartão em mãos, faz compras com o cartão de débito online
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Incentivar o uso do cartão de débito em compras online é um dos objetivos atuais do setor de meios eletrônicos de pagamento, representado pela Abecs, associação que encabeça diversas frentes de trabalho com esse intuito.  

O fomento não é de hoje. Algumas iniciativas já estão em andamento e, no primeiro trimestre de 2023, o débito movimentou R$ 2,5 bilhões em transações não presentes, quase 2% a mais que no mesmo período do ano anterior. Com a padronização das regras do débito online, esse impulso ao uso do débito no universo da internet se intensifica ainda mais.  

Com o débito online, o consumidor poderá pagar com seu cartão de débito diretamente no checkout das empresas participantes do programa, sem ser direcionado a nenhuma outra plataforma. Para valores até R$ 300, não será necessário inserir a senha.  

A proposta é de uma jornada rápida e fluida para o consumidor, enquanto o estabelecimento amplia seu leque de opções de pagamento, aumentando a taxa de conversão.  

“O débito online é um esforço coletivo do setor de pagamentos para padronizar e expandir a experiência de fazer compras remotas com a modalidade”, afirma o presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni, que lidera o grupo de trabalho dedicado ao programa na Abecs. “Essa forma de pagamento beneficiará o ecossistema como um todo, impulsionando as vendas para os lojistas e oferecendo uma via mais ágil e segura para o consumidor no ambiente digital.” 

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, apresenta os benefícios do débito online para o consumidor, o varejo e o mercado de pagamentos eletrônicos  

A jornada de compra com o débito online se assemelha às transações virtuais com o cartão de crédito. Na hora de finalizar a compra, o cliente escolhe o débito como forma de pagamento e insere os dados do cartão, como já está acostumado a fazer quando compra no crédito (e os números comprovam essa familiaridade: só no primeiro trimestre de 2023, R$ 174,4 bilhões foram pagos no crédito no varejo online). 

Compras, assinatura e delivery

Segundo Tangioni, o objetivo da padronização do débito online é oferecer uma experiência uniforme e segura de pagamento para o consumidor na internet, tanto em compras em e-commerces como em plataformas de streaming, entregas e transporte.  

Além de atender diferentes realidades financeiras e hábitos de consumo, o débito online beneficia, também, quem usa os programas de fidelidade do cartão. “Ao optar pela modalidade, o comprador tem a chance de pontuar nos programas do emissor ou da bandeira de seu cartão específicos para transações no débito”, diz o executivo. 

Por enquanto, nove empresas oferecem a possibilidade de pagar com débito online sem a inserção de senha para valores até R$ 300, dentre os quais os maiores e-commerces e aplicativos de serviços em operação no País. A ideia é que cada vez mais empresas façam a adesão ao programa. 

Com a segurança de sempre

Para além da praticidade e agilidade, o grande benefício para o consumidor que pagar com débito online é a segurança – a mesma estrutura robusta de segurança com a qual os meios eletrônicos de pagamento contam em todas as suas transações.  

“Para oferecer ao seu cliente a possibilidade de pagar com débito sem inserir a senha, o estabelecimento precisa cumprir critérios rígidos de elegibilidade, como baixo índice histórico de fraudes e pelo menos 60% de transações tokenizadas”, conta Tangioni, ressaltando alguns protocolos típicos da indústria. 

Outro benefício que reforça a segurança é a rastreabilidade dos gastos. Todas as transações com débito online ficam registrada no extrato da conta, tornando possível identificar movimentações não autorizadas.  

Para os casos de problemas com as compras, como transações não autorizadas ou algum tipo de desacordo comercial com o estabelecimento, o consumidor tem a possibilidade de contestá-las junto ao emissor do cartão.  

Algumas iniciativas para impulsionar o uso do débito em compras online foram debatidas no palco do 16o CMEP 

Por Panorama

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